O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

58 | - Número: 016 | 5 de Março de 2009

• No âmbito da análise de risco de novos operadores em IVA está preparado um repositório para conter informação, resultado da aplicação de uma grelha parametrizada, apresentando o score total e detalhado; • Acompanhamento das várias fases dos processos de investigação da fraude.

2.4.1.3 Modelos visuais de auxílio à investigação Em 2008 foram desenvolvidos três modelos, com base em aplicações informáticas de cruzamento de informação e de apresentação gráfica, que permitem visualizar de forma intuitiva as transacções entre contribuintes, assim como as suas relações. Estes modelos resultaram na criação de três universos de dados, estando o primeiro em pleno funcionamento e os restantes dois em fase de reestruturação: • um universo com o cruzamento dos dados constantes dos mapas recapitulativos de clientes e de fornecedores (anexos O e P) da IES/DA, obtendo todas as relações e valores declarados por clientes e fornecedores, detectando discrepâncias dos valores declarados por ambos e permitindo identificar potenciais faltosos e incumpridores.
• um universo com cruzamento de dados dos Documentos Administrativos de Acompanhamento (DAA’s) associados à expedição e recepção de mercadorias abrangidos pelos IEC entre Portugal e Espanha tendo como objectivo estudar as relações entre os vários intervenientes no processo, sejam eles operadores ou transportadores e detectar situações de incumprimento ou existência de discrepâncias.
• um universo com os relacionamentos inter-contribuintes de pessoas colectivas e de pessoas singulares (sócio, gerente, administrador, etc.).

2.4.2 Resultados obtidos Como principais resultados do desenvolvimento de sistemas de informação por parte da DGITA em 2008, há a destacar os seguintes: • Construção de repositórios de dados orientado especificamente para a IT; • Disponibilização de caracterização cadastral, declarativa e de cobrança, para o universo de contribuintes colectivos e contribuintes singulares com contabilidade organizada relativamente ao seu comportamento nos últimos 5 anos nas diferentes perspectivas dos impostos em análise; • Disponibilização de um conjunto de relatórios que permitem analisar a actividade inspectiva, incluindo os resultados obtidos;