O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

151 | - Número: 024 | 20 de Março de 2010

No segundo tipo de missão, missões de substituição – um pouco mais exigente e com maiores riscos – os polícias passam a assumir a responsabilidade da segurança interna, incluindo tarefas de imposição da lei, manutenção da ordem pública, controlo de tumultos, investigação criminal, entre outras tarefas atribuídas às forças policiais.
Seguindo o interesse estratégico nacional, o Ministério da Administração Interna tem incrementado, em coordenação com as Forças e os Serviços de Segurança, uma política de envolvimento dinâmico e activo, baseada na participação em diversas missões de paz e de gestão civil de crises, que tem alcançado resultados extremamente positivos na credibilização da política externa portuguesa e na visibilidade e estatuto do Estado Português no seio das Organizações Internacionais.
No que concerne ao ano de 2009, no plano geográfico, as Forças e os Serviços de Segurança do MAI estiveram presentes em teatros de operações tão variados como o Leste Europeu, o Cáucaso, o Africano e o Sudoeste Asiático, num total de 8 missões internacionais, com uma média de participação de 210 elementos. O esforço nacional foi direccionado da seguinte forma: Missões da União Europeia Missões das Nações Unidas EU SSR GUINEA BISSAU UNMIT - Timor-Leste ALTHEA - Bósnia (EUROGENDFOR) MINURCAT - Chade/RCAfricana EULEX Kosovo UNIOGBIS – Guiné-Bissau EUPOL - RDCongo EUMM Geórgia Relações Bilaterais com Estados Terceiros A luta contra o terrorismo, a criminalidade organizada transnacional e os fenómenos conexos têm sido uma das grandes prioridades da política de relacionamento bilateral com Estados não pertencentes à União Europeia na área da Administração Interna, pelo que cumpre destacar o trabalho levado a cabo por este Ministério na negociação de acordos de cooperação bilateral com a República Democrática Popular da Argélia, a República da Croácia, o Reino Hashemita da Jordânia e a República da Sérvia.
Foram, ainda, negociados o acordo sobre segurança interna com a Arábia Saudita e o acordo sobre luta contra o tráfico ilícito de estupefacientes e substâncias psicotrópicas com