O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

473

CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Em virtude da resolução da camara dos senhores deputados se publicam os seguintes documentos

(Continuado do numero antecedente)

Ill.mo sr. — Diz Custodio José Alvares de Matos, de villa Pouca de Aguiar, que precisa que por este juizo se proceda a exame de corpo de delicto indirecto, com as testemunhas abaixo indicadas, sobre os factos seguintes:

Se a camara municipal d'este concelho de Villa Pouca de Aguiar, designou as assembléas eleitoraes para a eleição da camara municipal do biennio de 1864 e 1865, em sessão da camara de 9 de novembro de 1863, cuja eleição teve logar no dia 22 do referido mez de novembro, e se mandou affixar os respectivos editaes com a bastante antecipação de oito dias.

Se designou as quatro assembléas d'esta villa, Tellões, Alfarella e Urêa de Bornes, nas respectivas igrejas d'estas povoações, templos espaçosos e accessiveis, aonde sempre as eleições se costumavam fazer, sendo composta a primeira assembléa das freguezias de Villa Pouca de Aguiar, Bornes e Affonsim; a segunda das freguezias de Tellões, Soutello, Goivães, Santa Martha e Parada de Monteiros; a terceira composta das freguezias de Alfarella, Tres Minas e Urêa de Jalles; a quarta composta das freguezias de Urêa de Bornes, Valloura, Capelludos, Bragado e Pensalvos; tendo a primeira 264 eleitores, a segunda 413, a terceira 343, e a quarta 363.

Se todas as freguezias estavam ou não mui proximas e até confinantes da freguezia (sede da assembléa), excepto a freguezia de Parada de Monteiros, comprehendendo uma só povoação de 36 eleitores que algum tanto mais distava da sede.

Se o conselho de districto alterou para tres estas quatro assembléas com a sua sede, uma n'esta Villa Pouca de Aguiar na casa particular e habitada de Antonio de Sousa Sampaio, composta das freguez; as d'esta villa, Soutello, Goivães e Santa Martha; outra na igreja de Pensalvos, composta das freguezias de Pensalvos, Affonsim, Tellões, Parada de Monteiros e Bragado; e outra na capella de Bornes, e não na igreja parochial, composta das freguezias de Bornes, Urêa de Bornes, Valloura, Capelludos e Tres Minas, Alfarella e Urêa de Jalles, vindo a assembléa de Bornes a comprehender o n.° de 675 eleitores.

Se a freguezia de Tellões, composta de 185 eleitores, que pela designação da camara era sede da assembléa, dista da sede (Pensalvos) designada pelo conselho de districto 12 a