O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 6 e 7 de Janeiro de 1820

gal sofre mais do que qualquer outro país o choque do formidável cataclismo que foi a guerra europeia, porqun é neste momento, Sr. Presidente, que o chefe do Governo deixa cair da sua boca, num tom chorado e triste, sem relevo nem grandeza, uma série interminável de afirmações que nada são, que nada representam, que nada significam e que se perdem despercebidamente perante as declarações gigantescas de homens como Llo3rd George em Inglaterra, Clemeiiceau em França e Siotti na Itália, em. cujos cérebros se agitam as mais largas, as mais vastas, as mais elevadas ideas a apresentar perante os respectivos Parlamentos, como a base sólida e segura em que deve assentar a obra colossal do ressurgimento nacional. Qne grande, que lamentável contraste entre as afirmações desses chefes de Governos de países que manifestam vigorosamente o seu desejo <_3e esquerda.='esquerda.' que='que' com='com' de='de' administrar.='administrar.' do='do' mais='mais' declarações='declarações' parecem='parecem' charco='charco' si='si' saídas='saídas' ministério='ministério' encargo='encargo' tem='tem' presidente='presidente' viver='viver' a='a' nossa='nossa' progredir='progredir' e='e' apodrecer='apodrecer' lamentações='lamentações' em='em' nosso='nosso' parece='parece' orientar='orientar' o='o' p='p' sobre='sobre' as='as' deste='deste' sociedade='sociedade' quem='quem' apoiados='apoiados' da='da' dirigir-='dirigir-' lamacento='lamacento'>

Hoje desapareceu em todos os países adiantados na civilização e no progresso, o grotesco e irrisório receio das lutas dos ideais. As opiniões chocam-se, os homens degladiam-se, por vezes com violência, em prol dos altíssimos problemas que são postos no tablado das discussões políticas, e os indivíduos que ascendem, que «e evidenciam são os representantes, são — permitam-me a frase — os homens-força, que dividem a opinião nacional e que to-«rlas as vezes que aparecem a falar perante as assembleas dos seus países, para que estos os escutem, trazenv.nas mãos, porventura discutíveis mas claros, precisos e concretos planos, reformas ou ideas, das quais dependa o engrandecimento da Pátria.

O Sr. Presidente do Ministério falou-nos repetidas vezes, como numa melopeia doentia, em medidas, medidas, medidas! E do tal forma, que a todos deu a impressão de que se tratava não duma declaração ministerial, más dum ardiloso reclamo ao sistema métrico (Risos). Medidas, medidas, medidas! Mas há seis meses ,

13

que o Sr. Sá Cardoso está a tomar medidas (Apoiados), e há seis meses que o país está à espera das medidas de S. Ex.a (Apoiados), há seis meses que a nacionalidade, que a Pátria aguarda os resultados dessas medidas (Apoiados}. E não se admirem V. Ex.as que eu fale em Pátria: os socialistas são essencialmente nacionalistas, tara nacionalistas como os senhores. Sem uma sociedade fortemente constituída em cada -país, em cada Pátria, a Internacional, que é o nosso objectivo, seria apenas um sonho.

Mas, reatando as minhas considerações de há pouco, devo dizer que há já seis meses o Sr. Sá Cardoso nos fez, nesta casa do Parlamento, declarações das quais, as de hojo. são uma exacta e perfeita, reprodução. Há seis meses que S. Ex.a nos fez as mesmas promessas, e, apesar de contar com uma maioria que podia facilitar a sua rápida execução o favorecer os seus planos, temos vivido, infelizmente, até hoje, num verdadeiro regime de capilé e água morna. (Apoiados).

O Sr. Cunha Liai:—T. Ex.a esquece--se das duas grandes medidas que eram o orgulho do Governo: a dos transportes marítimos e a dos altos comissários. (Risos).

O-Orador:—Eu sei e já lá vamos.

Durante esses longos seis meses de acção governamental apresentou o Ministério Sá Cardoso aja célebre medida dos transportes marítimos, que todos conhecem, porque neste país de senhoras vizinhas, que é o nosso, não há possibilidade de apresentar urn plano sem que toda a gente o conheça de antemão (Risos), mas essa medida morreu à nascença, como os pintos na casca, e teve hojo o seu golpe de misericórdia no parecer da comissão do colónias, elaborado pelo Sr. Velhinho Correia,' que só por si é suficiente para obrigar os homens que se sentam nestas cadeiras a abandoná-las.