O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 14 de Janeiro de 1920

especialidade técnica». — Manuel José da Silva (Oliveira de Azeméis).

O Sr. Vergílio Costa:—Pedi a palavra para declarar que concordo com as propostas mandadas para a Mesa pelo Sr. Manuel José da Silva, porquanto elas concretisam as considerações vagas apresentadas pelo Sr. Plínio Silva.

Requeiro a prioridade para as propostas apresentadas pelo Sr. Manuel José da Silva e para as da comissão de guerra sobre as do Sr. Plínio Silva.

O Sr. Plínio Silva:—Não 'o convenceram os argumentos apresentados pelos Srs. Vergílio Costa e Manuel José da Silva, e por isso mantém as emendas que mandou para a Mesa sobre o artigo 1.° e respectivas alíneas. Parece-lhe que devem ser propostas de substituição ao corpo da doutrina do artigo 1.°

O Sr. MemVerdial: — Eequeiro a V. Ex.a que chame a atenção' da Câmara para a votação que se vai fazer, e desejo que a votação incida sobre a proposta apresentada peJo Sr. Plínio Silva, primeiramente. Eequeiro que essa votação soja dividida em duas partes, primeiro sobre o corpo do artigo o depois sobre a parte referente às alíneas.

O Sr. Plínio Silva: — Concordo em absoluto com o requerimento do Sr. Mein Verdial.

O Sr. Vergilio Costa:—AntesT(do requerimento do Sr. Mem Verdial tinha requerido prioridade para as emendas apresentadas pelo Sr. Manuel José da Silva.

O Sr. Presidente: — Primeiro vão votar-se as emendas, depois ò corpo do artigo.

O Sr. Manuel José da Silva (Oliveira de Azeméis): — Sr. Presidente: desejo chamar a atenção do Sr. Mem Verdial. Eu sei que. o fim a que S. Ex.a visa ó o seguinte: desdobrar a votação quanto às substituições das alíneas do projecto mandadas para a Mesa pelo Sr. Plínio Silva e à parte que diz respeito ao corpo do artigo.

17

Isto já reveste da parte de S. Ex.a o propósito de aprovar o ponto de vista do Sr. Plínio Silva, mas devo lembrar a S. Ex.a que as emendas que mandei para a Mesa são, no- fundo, a tradução fiel das do Sr. Plínio Silva, na interpretação a dar a cada uma das alíneas.

De maneira que, em última análise, entendo que a Câmara deve seguir o processo de votar determinado pelo Regimento, votando primeiro as emendas, depois os artigos e, finalmente, as substituições que ainda existam.

É aprovado o requerimento do Sr. Mem Verdial.

É lido e aprovado o artigo 1.° da proposta de substituição do Sr. Plínio Silva.

Ê lida e aprovada a alínea d) da proposta de substituição, sendo rejeitada a tabela respectiva em contraprova requerida pelo Sr. Vergílio Costa.

É lida e rejeitada a alínea 'b) da proposta de substituição.

O Sr. Manuel José da Silva (Oliveira de Azeméis): — V. Ex.a dá-me licença? A proposta mandada para a Mesa pelo Sr. Plínio Silva é uma proposta de substituição, para a qual foi reconhecida a prioridade. Pelo facto, porém, de ser rejeitada a alínea b) dessa proposta não se segue que a Câmara também rejeite a alíneoa b) do projecto.

O Sr. Presidente:—Vai ser votada a alínea 6) do projecto.

É lida e aprovada a alínea 6) do projecto.

E lida e aprovada a alínea c] da proposta de substituição, sendo rejeitada a tabela respectiva em contraprova requerida pelo Sr. Manuel José da Silva.

São lidas e aprovadas as alíneas d), e) e f] da proposta de substituição, sendo rejeitadas as tabelas respectivas.

O Sr. Presidente: — Está em discussão o § 1.° do ertigo 1.° do projecto.