O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

ííensfío de (J de Feweiro de 19W

'apenas uni simples funcionário dependente da comissão!

O Orador: — O certo 6 quo o Sr. Pais Rovisco mio compareceu na sessão porque não quis, uma vez que íbi avisado para lá ir. A comissão procedeu ainda com. tal cuidado para com S. Ex.a que. ratificando a sua confiança aos seus empregados, não deixou do deliberadameiite vir, no dia seguinte1, aqui, à Câmara, ter uma atenção para com S. Ex.a e pedir-lhe que dissesse quais as determinantes dos seus actos para possivelmente se solidarizar com S. Ex.a ou manter o que tinlia leito.

No dia seguinte não houve sessão no Parlamento, por falta de número. Na sessão seguinte S. Ex.a nem sequer se dignou pregimtar o que tínhamos deliberado; ó à secretaria que se dirige, pedindo uma acta, que ainda não estava lavrada, para fazer queixas dos seus colegas.

O vogal da comissão. Sr. Lúcio de Azevedo, ia saindo e teve denúncia de que um empregado do Ministério tinha em sua casa uma grande porção de expediente e material de que havíamos notado a falta.

. Então eu, no dia seguinte, determinei que a polícia fosse efectuar uma busca à casa desse empregado. Dessa busca resultou a apreensão do vários objectos de expediente, que montaram à importância de 1400'.

Nesta altura, devo dizer que o leuder do- Partido Popular íne obrigou a vir fazer declarações de actos de investigação quo não deviam vir a público.

O delinquente ficou detido na comissão ato eu chegar. Logo que cheguei ao Ministério dos Abastecimentos procedi aos interrogatórios dos quais resultou a" confissão absoluta do crime e lavrou-se o auto respectivo. No mesmo dia em que se procedeu à detenção foi o delinqúont > remetido para o juízo do investigação criminal.

A comissão tein investigado casos de verdadeiro ínterôsso nacional e em breve trará à Câmara documentos que justificam os seus trabalhos.

Tenho dito.

O discurso será publicado na -integra, revisto pelo oradoí', quando devolver as notas taquiyrójicas que lhe f oram enviadas.

13

O Sr. Ministro da Guerra (Helder Ribeiro) : — Mando para a Mesa uma proposta de lei.

O Sr. Pais Rovisco: — O Sr. Vaz Guedes disse há pouco que eu prendi um major por não querer declarar o que só tinha passado na comissão de inquérito. Não é verdade!

S. Ex.a, que é um homem de bem, não pode garantir com. a sua palavra o que afirmou. Não podo porque não é verdade !

Efectivamente, prendi esse oficial por'-quo eu disse-lhe que escrevesse uma declaração de que a comissão lhe tinha ratificado a sua confiança e 6le, levantando--se, declarou-me imediatamente que não me respondia e que era ali apenas o substituto do Sr. Velhinho Correia.

Observei-lhe que não podia falar nesses termos a um seu superior, porque eu era uni dos delegados do Parlamento. Pois a sua prisão não foi' possível manter porque todos me desobedeceram! Isto é que ó a verdade, e se o Sr. Vaz Guedes diz o contrário, é porque foi nial informado.

Disse o Sr. Queiroz Vaz Guedes que eu não assisti a uma reunião da comissão, porque não tinha querido. jE extraordinário o que acabo de ouvir!

Não tive conhecimento dos ofícios enviados à comissão pelos funcionários.

Efectivamente — o isto ô verdadeiro----

recebi um ofício do presidente para comparecer à reunião, que se efectuou às 20 horas. Porôm não compareci, não porque soubesse o quo ia passar-se, porquanto, se soubesse, era motivo mais do que suficiente para não deixar de ir, mas porque não pude.

Quando, passados dois ou três dias, me dirigi ao Ministério, para continuar as investigações, íbi nesse dia que soube tudo o quo se havia passado. Foi nesse dia que, pela boca dos próprios funcionários quo impavam de contentamento, soube, que tinham enviado para a comissão óssea ofícios que li no Parlamento.

Foi nesse dia que esses funcionários me disseram que inteiras satisfações lhes tinham, sido dadas, mostrando-me Ossos ofícios. Mandei copiar os ofícios, cuja cópia trouxe ao Parlamento.