O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

transporte de uma grama por quilómetro. As unidades que pôr S. Ex.a deviam ser adoptadas eram a tabelada e Os .100 quilogramas. Nó próprio mauifesto espalhado pólos ferroviários são estas as adopta das.

Neste ponto parece bem que aquela classe tem melhor noção das proporções do que S. Ex.a

Não, 'Sr. Presidente, as cousas são ò que são e deixemo-hos do artifícios ou sd-fismas para defender o quê não ó defensável. Esta -é a verdade: o aumento de salários aos ferroviários pela sobrecarga das tarifas traduz-se imediatamente num agravamento nas condições gerais de vida de toda à população.

Muitas considerações se poderiam também fazei* encarando o problema sob õ ponto dó vista técnico; hão o vou -fazer porque o méii ilustre colega Cunha Liai o tratou com tal proficiência que pouco mais se poderia acrescentar.

TArmihr» tvrtifl atiotflnHrt nflríí. tnrlns nrífl

~. vj p „ 7 | j.,_ _ _A -.

me escutar^ e pedindo-lhes meditem bem na situação actual.

Diz-se, e é verdade; qne a Humanidade ê»lá sobre íiiii vtílcão. Assim é, e todos nós devemos proceder por forma tal qne, quando a cratera só rasgar; cm voz de por ela brotar o extermínio, a destruição, n áníqílilânieiito completo, á morte, nós vejamos sair trabalho, amor; paz, reconstrução; vida e assim, finalmente, por toda a parte poderão florir, na stía máxima pujança, a igualdade; a liberdade, a fraternidade (Apoiados).

Tenho dito.

O ,Sr. illaitieiro Réimãq:—Ké

O Sr. Presidente: — Creiti que" o reqiie-rimento apresentado nâó importa fepeti-çãb de votação.

^ No emtanto, votí pô-lo à vbtaçãò1. ' Peço ao;s Srs. Deputados qiie tdnieni ds seus lligares.

O Sr. Henrique de Vâsboiicelds: — A Câmara acabou de votar que se prorrogasse a sessão até se votar a proposta na generalidade. (Apoiados).

& Vamos votar o mesmo ou então absolutamente o contrário do qne votamos? (Apoiados).

""'O Sr. Manuel José da Silva (Oliveira de Azeméis): — Á maíorici, quê Ecaba 'de aprovar aá palavras dó Sr. Henrique de Vasconcelos, tenho a lembrar o quõ, Mo há muitos oíiás, se {Jáásou nesta casa do Parlamento.

Estava pendente dá votação dá Câmara uma inoçãó de confiança ao Gijvêríib'; e o Sr. Presidente suspendeu a Se'ssãb porque não tínHa maibría; estando prorrogada.

Isto não pode ser:

O Sr. Cãríos díavò: — ^Os requerimentos discutení-se ?

Vozes : — Ordem j ordem: Posto o requerimento 'dó 'Sr. Málhefóó •Réiftiaó à discussão ê rejeitado'.

O Sr. Máliiiel Jdse da Silva : — rô a contraprova e invoco o § 2.° dó ár-

tigtí 116.°

ita n contrarova dau o

resul-

tado.

O Sr. Antônitt Maria Úã Siftá: — Cabe-

-• «-*T- *-^ ^-X

dt) et jjcticiviu, jj.uvcuiio.u.1,0 lio D La iiicu.iciu.ci-

da questão; inas sou obrigado a fazer uso delia porquanto áljgutís drãdoreS ihè

fizeram referências.

Tinha áfirmadtí; sem desrestíeitb para com o Sr. Ministro;, que está quesito tinha revestido. Um carácter tal que a solução, éin si, era ãbstrUsa.

.As palavras" pfónuiifcíada& pélãâ pe§-soas que me conte"staráM; e nãtt fdi b St: Minístrdj não' vieram fcénãd cdiiiprdvár que as afirmações por mim feitag flcaváni inteii-a e absolutamente de pé. Mais ainda: essas afirmações, tftt ás dtís diversos oradores, fdram fortalecei* inteira e absolutamente ás palavras pdr riiim pronunciadas.

Ainda um outro facto me determinou a julgar como bdàs essas âfirniáçdeá: Fica ainda de pé à desigualdade em 'que se cd-Ldcaram os ferroviários, tendb-se esquecido ;dUtrtís tainbêni d'ó Estado. E comti

sses ferroviários estiveram comigo e me fizeram sentir- a razão do que reclamavam, einbdrst particularmente^ fiz chegar o conhecimeilto dessas reclamações ao Sr. Ministro, e agdrá refiro-âs â Câmara.