O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

18

entrar em linha de conta. As soluções que as apresentem os técnicos, que eu estou disposto a dar-Lhes o meu inteiro e completo apoio.

Tenho dito.

O orador não reviu.

Leu-se na Mesa um parecer da comissão de verificação de poderes.

O Sr. Presidente:—Estando nos corredores da Câmara o -Sr. Deputado Santiago Prezado, nomeia os Srs. Deputados que devem introduzir S. Ex.a na sala.

O Sr. Lúcio de Azevedo:—Por parte •da comissão de Finanças' mando para a Mesa um Parecer.

O Sr. Presidente do Ministério (Domin-iníngos Pereira): — Venho dar o conhecimento oficial de que se declarou • a greve dos funcionários do Estado. Escuso de dizer à Gamara qual é a gríividade ciue este facto representa, uornue todos

-i. J. ' ^. JL

sabem apreciar o seu justo \-alor. Os funcionários públicos, declarando-se em greve, não reconheceram o diploma legisla-

0 Sr. Cunha Liai: — E os ferroviários?!...

O Sr. João Camoesas:—Um abuso não justifica outro! [Sussurro nas galerias).

O Sr. Sá Cardoso:—Previno as galerias de. que não são permitidas interyen-ções. (Apoiados). Ao primeiro incidente, fá-las hei evacuar (Apoiados).

Vozes:—Não é só mandar evacuar; é mandar prender! (Apoiados). ^

O Sr., Sá Cardoso: — Estejam descansados que, emquanto eu aqui estiver, o prestígio parlamentar há do ser mantido e o regimento cumprido (Muito bem. Apoiados)..

O Sr. Presidente do Ministério (Domingos Pereira):—Todavia, apesar de nesse diploma não sor reconhecido aos funcionários do Estado o direito à greve, Oles declararam-se cm greve num momento em 'que ninguOm do boa fó ll^es j)ode reconhecer justificação (Apoiados).

Diário da Câmara dos Deputados

• O Sr. Pais Rovisco: — <íE p='p' os='os' ferroviários='ferroviários'>

O Orador: — Só não me deixam falar, desisto da palavra.

O Sr. Pais Rovisoo: —Já devia ter desistido'há muito tempo !...

O Orador:—Não reconheço autoridade a V. Ex.a para me dizer isso !

O Sr. Pais Rovisco: — Nem eu â V. Ex.a...

O Orador;—A greve declarou-se num momento em que era -publicamente sabido que o Governo vinha' trazer ao Parlameiito uma proposta de lei, em que eram atendidas, cm tanto quanto as circunstâncias do Tesouro o permitiam, as reclíimações dos funcionários públicos do Estado. Jamais os Governos deixaram,

J J l "* * "