O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 29 de Abril de 1920

nos na súmula, o que S. Ex.a ontem aqui referiu a meu respeito, não quero fazer--Ihe referências, porque o facto de S. Ex.a estar ausento me impõe respeito.

Suponho o Sr. Vaz Guedes um homem honrado ...

Vozes : — E é!

O Orador: — Creio que, o seja e, como tal, incumbia-lhe a obrigação de ter um pouco mais de respeito e consideração pela honra dos outros, pois que, quanto a mim, uma das cousas que mais me interessa é a minha honra pessoal e política, emquanto infelizmente for político. Prezo o meu nome mais do que a fortuna'; prezo também o meu nome como a minha família, a- quem muito, quero, e eu felizmente já tenho um nome a respeitar, e que tenho conservado sempre impoluto.

Segundo o que me referiram, a única cousa que há a meu respeito ó isto: uma firma comercial de que eu faço parte fez uma proposta à Câmara Municipal da Figueira da Foz para ser sua intermediária ou representante nos fornecimentos de milho pelo Ministério dos Abastecimentos, alegando-se que essa firma dispunha de altos empenhos para conseguir tais fornecimentos-. Escusado será dizer a S. Ex.as a mágoa que isto me causou, quando chegou ao meu conhecimento tal facto. Mas disse o Sr. António Granjo, e disse a verdade, que estava absolutamente convencido de que eu não tinha tido a mínima intervenção. E assim foi.

Mal de mim se fosse responsável por todos os actos das firmas a que pertenço, visto que me honro de'pertencer a quatro firmas, três desta cidade e uma etn organização em África; mal de mim se me fôssHm assacadas responsabilidados por actos dessas firmas.

Mas bem; os factos na sua lógica natural levam à fácil conclusão do que eu não tive, nem podia tor, a monor intervenção no que se passou. E porquê? Eu exponho.

Residi na Figueira da Foz, nessa linda cidade, do que tenho gratas recordações, bom como dos sous habitantes, a quora muito estimo. Residi lá trOs anos, onde dirigi um jornal político, quo fazia a pó-Híicy. oyolucionÍRt.'í; ^ or, artigos quw saí-

' da minha pena, embora eu não seja jornalista notável nem ronha pretensões a sê-lo, não me desonraram, nem sob o' ponto de vista intelectual nem sob o ponto de vista moral. Mas a política local é quási sempre torva e mesquinha, e, como director dum jornal, estava naturalmente indicado que eu devia ser responsável por tudo que nele se publicasse, embora eu não tivesse a maior parte das vozes conhecimento antecipado de muitas cou-~ sãs que sobre política do regcdoria nele foram publicadas. Mas, emfiin, eu~cra o alvo e nunca fugi à minha responsabilidade em qualquer ^emergência. Daí resultou, claro, inimizados, relações cortadas, que sou o primeiro a lamentar, porque nunca desejei ter atritos com pessoa alguma. Ainda hqjo tenho pesar do corte de relações que fiz com amigos ou pessoas conhecidas, por virtude desta malfadada política portuguesa.

Mas vamos ao que importa.

Os factos passados levam, como disse, à conclusão do quo eu nfu> podia ter intervenção alguma no caso dessa firma, porque estou de relações cortadas com o actual presidente da câmara da Figueira da Foz, como estou de relações cortadas com alguns vereadores dessa mesma câmara, e ato com o Senador Sr. Manuel Gaspar, que foi, segundo o Sr. António Granjo disse, o portador da carta que essa firma -dirigiu àquela corporação ad-. ministrativa, e que ele entregou ao Sr. Ministro da Agricultura." E era supor-me supinamente estúpido, já não direi imoral, mas imbecil, ir, por minhas próprias mãos, meter-me na boca do lobo. Pre-gunto: (J era eu tam imbecil que mandasse essa carta a uma câmara onde encontrava inimigos que haviam do pretender abo-canV\ar-ine, como, na verdade sucedeu? E tanto assim foi, que em vez de se limitarem a atirar Csse papel para o barril .16 lixo, qno outra consideração não merecia, foram indagar quo a pessoa de Lino Pinto estava ligada a essa firma, e vieram, pressurosos, trazer ao conhecimento da comissão de inquérito a notícia do que ou ura sucio dc-ssa firma.