O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 13 de Maio de 1920

grande circulação como O Século e se não fossem as afirmações nele contidas, que, embora escuras e vagas, deixam perfeitamente antever que alguma cousa se prepara de grave.

E, porém, bem significativo que essas indicações vindas na imprensa — no jornal já citado .e, porventura, noutros jornais—tenham sido bebidas nas palavras de elementos de responsabilidade, com boas ligações com o Governo, no.propósito de atingir—ó fácil marcar quem se pretende atingir— certos republicanos que aliás, têem posto ao serviço da Eepública e das suas instituições constitucionais o melhor do seu esforço e da sua energia. (Muitos aplausos}.

. Lastimo, por isso, que o Sr. Presidente do Ministério não estivesse presente ao iniciar as minhas considerações, porquanto eu desejaria que S. Ex.a logo de começo fizesse certas afirmações de forma a tranquilizar inteiramente b espírito público.

Estranho é, todavia, que, tendo sido publicado um artigo desta natureza e. de tal gravidade, S. Ex.a não tivesse imediatamente tomado as providências necessárias e se não tivesse apressado a vir a este Parlamento dar claras e terminantes explicações, nestas hora tam grave em que se dizem em segredo cousas tam tremendas para a República e para a tranquilidade pública.

Por tudo isto, resolvi vir a esta Câmara usar da palavra, em meu nome e em nome dos Parlamentares e pessoas estranhas ao Parlamento que me acompanham na minha atitude política, para declarar ao País, mai$ uma vez, que sou absolutamente contrário a quaisquer movimentos revolucionários desde que a República se encontre em situação de per-ieita constitucional)dade. (Muitos apoiados}.

Preciso de repetir esta afirmação e faço-a inteiramente convencido de que nem o Sr. Presidente do Ministério nem alguém que com ele queira acumular as suas responsabilidades me poderá con-tradi/.er.

Eu poderia produzir acusações muitíssimo graves. Quer-se à viva força e por meio de ama circular forjada pelo Governo, castigar os oficiais da Guarda Republicana do Porto que tam digna e honestamente u ela responderam, quando

lhes foi enviada. É necessário que o Governo esclareça imediatamente esta situação que, aliás, já é do conhecimento do povo e das pessoas que com ele convivem.

Eu, Sr. Presidente, quando faço a afirmação de que pessoas muito ligadas ao Governo propalavam que se preparava um movimento revolucionário, que devia ter a sua eclosão em 10 deste mês, faço uma afirmação concreta que posso provar, porquanto pessoas muito próximas do Governo, repito, diziam que este tinha conhecimento de que até o dia 10 de Maio devia rebentar um movimento revolucionário, cujo principal responsável era eu.

Mas, Sr. Presidente, preciso recordar à Câmara a minha atitude de sempre, e assim perdoem que eu regresse um pouco ao passado para mostrar à Câmara e ao País qual tem sido a minha atitude em face dos movimentos revolucionários.

'Eu, Sr. Presidente, não sou um temperamento revolucionário.

Nunca o fui.

Entrei de facto em dois movimentos em Portugal, de carácter revolucionário, mas tendentes ao estabelecimento do regime constitucional.

O Sr. Presidente : — Participo a V. Ex.a que o Sr. Presidente do Ministério me acaba de comunicar que'não pode comparecer à sessão de hoje por se encontrar doente/

O Orador: — : Sr. Presidente: depois do movimento revolucionário de Santarém todos os oficiais se comprometeram a restituir o País à .tranquilidade. Depois de Monsanto, e quando ainda estava no poder o Governo dezembrista, fui"eu, e contra vontade de muitos republicanos, de opinião de que se deviam empregar todos os esforços no sentido de que esse Governo fosse substituído imediatamennte por outro de concentração republicana, e os meus esforços foram inteiramente coroados de* êxito, visto que o Governo foi substituído pelo do Sr. José Relvas.

Pouco tempo ocupou as cadeiras do Poder esse Governo e houve que organizar --se outro.