O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

12

Câmara, de Sourp, não se recprdap^A quais as. outras a qqern íqram Dirigidas.

Que é jntujtivp que ôle, depjarantp, pãp feve conhécimentp 4e taí, neni p ppdia tej, ppis que está, 4p relações cornadas pom p presjfjente} e alguns 've.readprpp da C. F. F. bem como com o Senador por aquele círculo D. M. Çraspar, que é p mentor da pplítiça loca]., e que cpin respeito à Câ-n^arq, dp Spprp, a quem fora dirigida uma carta qnájpga, ffãp teni nela, s,egundp presume, nenhumas relações sequer e que £ constituída, s,pgundp l|ie. consta, s.ó ppr democráticos, bem como a 4a Figuejra, e,, portanto, serçs a4versàrips políticos.

Ele, declarante, muitas Tezes se negou a patrocinar estas pretensões justas, que inter.ess.avam à mesma firma, assim como muifas yezfis recomendou, não só nesta £rma, coroo nas p atras de, que faz parte, 4e que punca s.e se.ryissem do seu nome' paraponi jssp pb.te.r piais rápidas soluções, pe.n4entes 4as repartições públicas, ne-gan4p-se a0 algumas vezes a tomar a defesa, como advoga4p, em causas ou assuntos que ppr qualquer forma pudessem impÚçar com as cousas do Estado, como ppçle apontar várias testemunhas.

Declarou mais que, Ipgo que tomou co-nhpcimento, da carta e no sou regresso da Fpz a esto cidadp, depois do Natal, ver-b.eroi.1 asperamente o empregado, proibindo que aceitasse para a casa qualquer representação p u intervenção para fornecimento pelo jSstapjo a quaisquer corpora-ç$es administrativas, representação que, segundo presume, pelo. que lhe referem tantp p seu empregado como p sócio, nunca cb.egpu a .exerp,er-se;

De r-esto, np regresso de África do irmão 4.êle, 4ePÍarantej sócio da firma, ele iniecUatamente lhe narrou o caso, dando isso lugar a que o mesmp empregado fôs-sp logp despedido, com o foi.

Cpm relação à distribuição de farinha, a que se refere o (Jocumentq a folhas 5, ele, 4epJarantp, diz que no discurso que prpnunpiou no Parlamento tem idea de te,r dito que a firma tinha comprado 41 vagões jie farinha do Estado, iras, tendo tpmadp mais precisas informações, verifi-cpu que nap tinham sido 41, mas sim 21, segundo cpmunicaçãp do referido empre-

Pêsses vago.es a 4rma apenas rec um, nada fpndq fiflp apspigiamente.

Diário da* Câmara

a fixação dp preço, que pagou por preço iglial ap fios outros particulares, segundo também lhe refere p mesmo gmprPga^P) p qual também afirnia qup a sua casa foi até uma das menos contempladas na dis-tribulçãp da íarinha, uma vez que, como já disse, consta ter recebido .apenas um vagão.

Finalmente, declara que nunca ôle, de-clarante, patrocinou fornecimentos de mi-•Ihp ou de qualquer outro artigo' a quaisquer corporações administrativas por conta do Estado.

Esta comissão ppnsidera absolutamente verdadeiras as afirmações dp Sr. Deputado. Mas, atendendo a que, embora contra vpntade dp mesmp Deputado, a sua firma se acbou enyplvioTí}, nuni oferecimento 4igíip de reparo; atendendo a que a mesma firma fpi cpmpra4pra ao JDsfádp de um vagão de farinha, prppriedaclp p!Ss.te e vendido por intermédio do Poder JSxe-cutívp; atendendo que nupia firnia do dois síicjps apenas há, perante a lei, para cada um deles, interesse 4irecto pôs negócios 4a sociedade: esta comissão delibera chamar a atenção 4° Parlamento, s,ôbre o assunto, numa íutura lei de incompatibilidade; e delibera ainda classificar o con trato aludido, feito com o Esta4o, como possivelmente abrang|4p pelp artigo 20.° e § único do artigo 2Í.°"da Cons|;ituiçãQ Pp|jtica 4a República Portuguesa, p pue a comissão de infracções e fajtas da Õâ-mara 4os Deputados aprecjar4r

Èst^,o ep pjenp e intenso aridamentp PS nroces^ps sobre os putrps caso^ a que se refere o relatório desta comissão, apresentado a essa Câmara, em sessão de 30 de 4t>ril próxirno passa4o e 4o seu resultado dará es|a comissão opprtunamentp conhecimento a V. Èx.a

prabinete da Comissão Par}arnenj:ar de Inquérito ao extinto Ministério dos Abas-tecimenj;os e Transportes, em 19 de Maio 4e 192Q. — A comissão em. exercícip, João Teixeira de Queiroz Faz Guedes — Alves dos Santos—António Augusto Tavares Ferreira—João Joaquim Fernandes, de Almeida—António francisco. Pereira—Francisco Vicente Ramos.