O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 21 de Maio de 1920

Eu não tenho a honra de ser Deputado pelo Porto; mas, filho dessa cidade, não posso deixar de lembrar e de chamar a atenção da. Câmara para o estado da Biblioteca da capital do'norte.

Mas a Biblioteca Municipal do Porto, criada por homens de comércio, bons burgueses, mais atreitos aos elementos materiais do que aos elementos de espírito, que nunca deixaram -de prestar toda a sua colaboração a essa Biblioteca, é um dos monumentos mais importantes daquela cidade.

Nunca elos se esqueceram de que naquela biblioteca esteve Alexandre Hercu-lano, que ali colheu muitos elementos para a nossa história, e que foi uma das maiores glórias do mundo das letras.

Por estas ou por quaisquer outras considerações, o que é certo é que a Biblioteca Municipal do Porto, constituída por modestos burgueses, mais entregues às questões materiais do que ao-espírito, é um estabelecimento modelar, devéndo-se este facto à dedicação das pessoas a que me referi.

A sua sala é brilhante; foi há pauca ampliada a expensas da própria Câmara Municipal, sendo comparável à sala da biblioteca de Mafra ou à da Academia das S ciências.

O seu pessoal devotou-se sempre, com os seus modestos honorários, dedicadamente à conservação da biblioteca e á guarda dos livros e preciosidades que lá se' encontram, organizando' igualmente catálogos que constam 'actualmente de cerca de trinta volumes, contribuindo esta obra, para o facto de se encontrar sempre qualquer volume que se deseje consultar.

Porém, a Biblioteca Municipal do Porto, entrou numa fase nova, com a cooperação do mou nunca esquecido amigo Rocha Peixoto, uma das mais altas -intelec-tualidades da minha geração, cuja obra foi continuada pelo grande espírito que foi José Sampaio, o meu ilustre companheiro da República, e uma das mais altas mentalidades nacionais. A obra de Sampaio caracterizou-se sobretudo pela reprodução dalgumas das principais preciosidades bibliográficas, destacando-se a Fastigia, uma das mais importantes obras do século xvi, e que iam precisa foi para o ostudo da época do Filipe TL

17

Eu, Sr. Presidente, não sou Deputado pelo Porto, mas sim sou filho do Porto pelo que muito ine orgulho.

Eu devo dizer, Sr. Presidente, que a proposta que se discute não me repugna, embora considere uma verdadeira utopia a construção do edifício para a nova Biblioteca Nacional.

Sr. Presidente,- digo e repito, que considero a construção desse edifício uma verdadeira utopia por isso que essa construção deveria ser feita pelo Estado, o qual tem à sua disposição muitos operários sem trabalho.

Eu, Sr. Presidente, nesta ordem de ideas devo dizor que estou pronto a votar todas as verbas* que sejam necessárias para a conservação da Biblioteca, isto é, para que só possa apagar o verdadeiro incôndio que ali lavra e que tende a destruí-la por completo. Mas, Sr. Ministro, Sr. Presidente e Srs. Deputados : necessário é que todos vejam que essas maravilhosas obras que ali existem são cjestruí-'das não só pela humidade e as condições em que se encontra a Biblioteca, como pela incúria dos empregados.

E necessário, repito, salvar tanto quanto possível essas maravilhosas obras que ali existem, mas Sr. Ministro necessário ó também que V. Ex.a mande fazer uma sindicância e que chame à responsabilidade efectiva o funcionário que assim deixou chegar, com a sua incúria, a Biblioteca ao estado em que ela se encontra. •

Eu, Sr. Presidente, entendo que desde que seja aumentada a dotação necessária à sua conservação ela se poderá fazer co n venientem ente.

Disse o ilustre Deputado^ o Sr. Ladis-lau Batalha que necessário era haver ali alguns gatos a fim de destruir os ratos que ali há; e eu entendo .que bom seria também que ali existisse uma polícia de outra natureza a fim de destruir os ratos que ali vão, que se não são saídos da Brasileira, o podem ser da Parreirinha.

Tenho dito.

O orador não reviu.