O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário da Câmara dos t>eputaâód

tura desses arquivos, essa medida trazia para a sociedade unia grande lição como, por exemplo., a lição dos crimes dos Bór--gias.

Sr. Presidente: pois nos arquivos secretos do Vaticano existem documentos inéditos das nqssas relações com a Santa Sé, e nós não mandámos lá uma comissão investigar, quando todas as nações o tem feito.

Sr. Presidente: ho.nra à Universidade de Coimbra, que logo a seguir a um decreto de João Franco, tomou a iniciativa de mandar lá um professor a esses arquivos secretos; depois veio a revolução de 5 de Outubro é de então para cá nunca mais se pensou nisso., quando era preciso que se -raspasse essa lenda cia mentalidade dás crianças.

Estes 50 contos são para organizar o arquivo • do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Se nós f.om esta miséria pudermos hombrear com as nações mais civilizadas, teremos praticado uma bela obra de patriotismo.

E eu propondo ao Parlamento do meu país que vote o projecto, apesar da penúria do Tesouro, faço-o convencido de que os interesses do Estado não são afectados.

Trata-se dum projecto mesquinho nos seus inícios, mas que amanhã terá grande desenvolvimento.

Envio para a Mesa a minha proposta, no sentido que expus»

O discuç&o será publicado na integra, revisto pelo orador, quando restituir, re-pistas, as notas taquigrâficas que lhe foram enviadas,

O Sr. Ministra da Instrução G interino, dos Negócios Estrangeiros (Vasco Borges):— Mando, para a Mesa as seguintes

Propostas

Incluir no artigo 1.°, depois de «1921», as palavras «relativo à Biblioteca Nacional».

Incluir entre: «o», e «actual» a palavra «seu».

Eliminar as palavras: «da Biblioteca Nacional».

Substituir «esta» por ela». — O- Ministro da Instrução Pública, Vasco^ Borges.

Incluir no artigo 1.°, o seguinte : «§ único. No orçamento do Ministério da Instrução para 1920-1921^ será tam-bom incluída a verba de 100 ..000$, para despesas de reparação, instalação e conservação da Biblioteca da Universidade de Coimbra e da Biblioteca Pública de Évora». — O Ministro da Instrução* Vasco Borges.

O Sr. Alves Aos, Santos; — .Sr. Presidente.: peçoi a Y t Ex.a a fineza de con-sul^ar a Câmara sobre se permite que eu retira a minha proposta.

Consultada a Câmara, foi autorizado.

O Sr. António Fonseca : — Entendo que a Câmara faz bem em aprovar as primeiras propostas apresentadas pelo Sr. Ministro da Instrução.

Efectivamente o orçamento do Ministério da .Instrução no artigo 66.°, capítulo 7.°, abrange as despesas de todas as bi-bliotocas, e se fosse aprovada a minha proposta, podia dar lugar a dúvidas sobro a aplicação do>s 200 contos.

O orador nff.o

O Sr. Presidente : — Não está mais ninguém inscrito.

Vai vntar-se.

Foram aprovada» as propostas- cio. Sr. Ministro da Instrução, ao artigo í.°

Fçi aprovado, o artigos. lr.°, s.alvo a emenda.

Entrou em discussão o qrtig.0 £.°

/•

O Sr. Ministro, da Instrução, Pública e interino dos Negócios Ejstra#g,eiros (Vas-sca Borges) : — Sr-. Presidente : mapdo p.ara a Mesa as seguintes

Propostas

Proponho que em seguida à palavra «-proceder», se inscrevam as palavras «ou mandar proceder» e que à comissão seja agregado o presidente da Sociedade dos Amigos da Biblioteca. — O Ministro da Instrução, Vasco Borges.

O Sr. A^ves tfos Santos;—Desejava preguntar ao Sr. Ministro da Instrução se da comissão fazem parte parlamenta-