O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

28

pelo seu número, mas valem pela sua unidade e pela sua coesão. (Muitos apoiados).

Eu tenho a convicção plena — e digo-o com absoluta certeza de não errar—que a defesa e o progresso da República não estão dependentes do maior partido da República, mas do partido mais forte pela sua coesão, apresentando ideas íilevan-tadas e dignas de serem seguidas por todos e por todos os bons republicanos defendidas. (Muitos apoiados).

Bastaria a circunstância da vacuidade do que aqui se passou em relação ao que se pode chamar a defesa dos princípios políticos a adoptar no Governo, para o Grupo a que pertenço não poder acompanhar qualquer moção de desconfiança lançada sobre o Governo, porque nós ficaríamos absolutamente desconhecedores daquilo para que caminhávamos.

Eu sei que se anunciava, que se dizia, até mesmo nos próprios jornais se asseverava a organização dum Ministério que se dizia das esquerdas, sem contudo se saber ao certo qual o significado das palavras em relação às idoas que essas esquerdas podiam, representar. (Apoiados).

TVTíi.s os nr

J. ' .L" ~ "~ ~--"..j v j. •*> u *^. ^

tério das esquerdas demonstravam que ele se não podia constituir por não haver unanimidade de vistas.

Não quero com isto dizer que com estas palavras, pretendo defender a organização dum Ministério das direitas, porque a circunstância de chamar Ministério das esquerdas ou Ministério das direitas não tem hoje no mundo significado real. (Muitos apoiados).

O que em Portugal se tem chamado política das esquerdas e política radical é uma- contrafacção, porque se tem entendido sempre que o radicalismo está na violência das expressões ou na violência dos actos e nunca na defesa daqueles princípios de ordem económica que se traduzem no auxílio cada vez maior das classes desprotegidas, chamando-as para uma esfera mais alta na vida social do país. (Apoiados).

Hoje, como sempre, a política radical move-se sempre dentro do campo essencialmente económico, e é aí, com a defesa dos programas mais avançados, que os partidos se podem caracterizar, se podem conhecer.

Diário da Câmara dos Deputados

Dizem que sou uma criatura das direitas e represento uma política reaccionária, quando é certo, Sr. Presidente, que de há muito, não de agora, eu tenho defendido no campo económico as ideas mais avançadas.

E ainda recentemente, a propósito dos impostos, eu defendi teorias que são consideradas as niais^ avançadas em toda a parte do mundo. E, porém,, possível passar duma situação difícil para uma situação melhor sem cabriolas ou saltos no desconhecido, como se fez com a proposta dos lucros de guerra. Todavia, fui acoimado de querer proteger as forças vivas, como se algum político pudesse — querendo assumir o Governo ou uma posição de destaque — considerar dentro do País classes réprobas e classes dignas das suas pretensões.

Defendendo as doutrinas que aqui defendi, e que mantenho íntegras ainda hoje, não considero na sociedade portuguesa classes especiais, dignas de tratamento especial, mas considero-as todas com iguais direitos. E se alguma desigualdade constato é precisamente para levar àquelas classes que não têm a possibili-

II l l r • -l • l J « J _

G.aG.0 ci c o.ar a viu.«, j_iciyiuncn, U.D ucu. âu Estado, .a cota parte do seu esforço, correspondente àquelas que mais têm, aquilo que os que menos possuem não podem dar para se conseguir que o equilíbrio económico seja perfeito e completo. (Apoiados).

Mas isto não quere dizer que se pretenda implantar como idea de regeneração nacional, unicamente porque se agruparam duas palavras que tiveram signifi-ficado e já deixaram de o ter-e que nada mais representam do que uma política que se pode chamar de scenografia, para espantar aqueles que nada percebem e nada compreendem do que seja entre nós o problema tributário e a extinção do nosso déficit.