O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de i3 de Agosto de Í92Õ

possuía grandes qualidades, o prestou muitos serviços à Pátria e à República que ôlc amava ato os últimos transportes.

O Sr. João Bacelar:—Em nome do Partido Liberal tenho a honra de me associar ao voto de sentimento pela morte do Cónego Josó Maria Gomes, antigo parlamentai- e meu antigo correligionário.

Dispenso-me do fazer o elogio desse homem, corno político e como professor, visto que Gle foi bem conhecido de todos nós.

O Sr. José Camoesas:—Associo-me em nome do Partido Republicano Português à homenagem prestada por V. Ex.a ao ilustre camarada nesta Câmara.

Teve unia situação política antagónica da nossa, mas mostrou sempre uma tolerância c correcção que o honraram.

O Sr. José Maria Gomes era professor notabilíssimo; honrou-me com a sua amizade: o por todas estas qualidades, me associo ao voto proposto.

O Sr. Nuno Simões:—Pedi a palavra para em meu nome pessoal me associar às justas palavras de homenagem pela morte do Cónego Josó Maria Gomes quo fez parte desta Câmara, e foi na verdade uma das figuras de maior destaque no País, sendo um dos homens mais iuteli-.gontes e cultos do que Portugal pode or-gulhar-se.

Foi meu professor durante muitos anos, e habituei-me a estimá-lo pela sua correcção e saber.

Associo-me com a maior comoção à proposta de homenagem aqui prestada.

O Sr. Manuel José da Silva (Porto): — Em nome da maioria socialista associo-me à homenagem prestada à memória do ilustre Deputado Sr. JoséjMaria Gomes.

O Sr. Ferreira Dinis:—Enfnorne dos Reconstituintes associo-mo ao voto proposto por V. Ex.a do homenagem ao falecido colega Cónego Sr. Josó Maria Gomes.

O Sr. Eduardo de Sousa: Associo-mo à homenagem prestada ;\ morte do Cónego Sr. José Maria Gomes.

11

S. Ex.a militou no antigo Partido Evo-lucionista, onde também militci.

Era S. Ex.íl uma das mais nobres o ilustres personalidades do clero português.

Dotado duma rara e vasta cultura, afirmou brilhantemente a sua personalidade.

Era jornalista de vigor e de raras qualidades. E que tinha a rija envergadura dos velhos polemistas que se chamaram Camilo Castelo Branco, e outros.

Por consequência, em meu nome pessoal e em nome dos Deputados Independentes, associo-me à homenagem prestada à memória do Cónego José Maria Gomes.

O Sr. Presidente do Ministério e Ministro da Agricultura (António Granjo): — Ern nome do Governo associo-me ao sentimento expresso nesta Câmara pelo falecimento do Cónego José Maria Gomes.

Como disso S. Ex.a, o Sr. Nuno Simões, era uma das mais altas figuras do norte do País. Pelas suas qualidades de espírito e coração, a cidade de Guimarães muito deve a esse homem (Apoiados] quo consideravam polo seu cavalheirismo e lialdade, símbolo da raça portuguesa.

Foi um dos mais ilustres ornamentos desta terra. Os interesses considerava-os com a maior dedicação, o foi, no norte, um dos raros sacerdotes que, com maior desassombro fizeram a propaganda do ideal republicano (Apoiados) sendo por isso devidas estas homenagens.

Tenho dito.

Vozes : —Muito bem. • O orador não reviu

O Sr. Presidente:—Em vista da manifestação da Câmara, será exarado na acta esto voto de sentimento, sendo feita a comunicação dôsse facto à família do extinto.

Yozes:—Mi.ilo bem.

O Sr. Sousa Rosa :—Sr. Presidente: reqaoiro que V. Ex.3 consulte a Câmara sobre ÍÍG permito que entrem já em discussão as emendas vindas do Senado, relativas ao parecer n,° 88.

Foi aprovado c entrou em discussão.