O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 2í de Outubro de 1920

e sem a aprovação da metrópole, e criando novos impostos, porque entendia que havia necessidade de novas receitas, entendi mandar a exoneração desse governador que a esta hora deve já estar substituído pelo velho republicano, Sr. Nogueira de Lemos.

O outro telegrama não é de S. Tomé, mas de Lisboa para Lisboa, aparecendo assinado pela Comissão do Deíesa das Colónias.

Não sei o que é essa comissão, não a conheço, e se alguma cousa queria dizer--me, devia ter-se-me dirigido. •

Papéis destes metem-se na gaveta, quando se não rasgam, e V. Ex.a se algum dia for Ministro certamente procederá como eu procedi.

O discurso será publicado na integra, revisto pelo orador, quando restituir, revistas, as notas taquigráficas que lhe foram enviadas.

Realizou-se novamente a contraprova que tinha ficado suspensa por falta de número, acerca da concessão do pedido de dispensa do Regimento, feito pelo Sr' Mi nistro da Guerra, relativamente à sua proposta de lei, abrindo um crédito de 3:000 contos, para despesas de ordem pública.

O Sr. Nóbrega do Quintal:—Invoco o § 2.° do artigo 116.°

Procedeu-se à contagem e contra-prova

O Sr. Presidente:—Aprovaram56Srs. Deputados e rejeitaram 9. Está portanto aprovado. Entrou em discussão.

O Sr. Malheiro Reimão:—Sr. Presidente: associo-me às palavras que o Sr. Ministro da Guerra ontem pronunciou, elogiando a atitude de disciplina e dedicação patriótica que o exército português, a que me honro de pertencer tem demonstrado nesta questão dos ferroviários.

Entrando propriamente na discussão deste crédito, devo dizer que me sinto um pouco embaraçado para falar sobre ele.

Evidentemente que a situação do país necessita 'a mais severa economia e que por qualquer fornia se reduzam as despesas tanto neste assunto como em todos; o contrário, porém, tem sucedido.

Sistematicamente se continua esbanjando dinheiro sem se atender às consequên ciag que da

19

No caso presente, trata-se duma alteração de ordem pública, sendo necessário, portanto, habilitar o Governo com o dinheiro suficiente para fazer face às exigências que se estão dando.

Não sei se os 3:000 contos aqai pedidos chegam, atenta a forma como se está gastando dinheiro.

Suponho bom que não chegará, porque se tem gasto perfeitamente às cegas.

Sr. Presidente : muitas observações poderia fazer sobre a forma como têm sido executadas as medidas que o Governo tem decretado.

Parece-me que se tem chamado classes a níais; parece-me que nos diferentes regimentos há gente de sobra, sem ver bem no actual momento quais sejam as necessidades e o aproveitamento que se possa tirar desse lacto.

Como já disse, isto são simples observações que aqui faço e que não tem as-ppcto de censura, porque evidentemente o Governo teria tido razão para chamar tanta gente.

Não conheço a razão dessa chamada; contudo parece-me que houve um certo exagero, uma precipitação, talvez desculpável.

Gostaria de ouvir declarações do Sr. Ministro da Guerra, ou do Governo, explicando quais as razões que o levaram a fazer uma tam larga mobilização. •

Igualmente se mobilizaram transportes mecânicos que não se sabe ainda a utilidade que tiveram.

Repito não estou fazendo censuras.

Ficaria satisfeito com as explicações do Governo, porque no momento actual a impressão que resulta, é do que não são necessárias, nem foram necessárias tais medidas.

Evidentemente que o meu desejo seria que não se gastasse dinheiro, mas tratando-se de alteração de ordem pública, vejo-me forçado a não negar o meu voto à proposta de lei em discussão, pedindo unicamente ao Governo que não se dispense de dar explicações à Câmara, pelas quais ela possa fazer um balanço das necessidades que determinaram a abertura desse crédito o sobretudo da forma como foi gasto este dinheiro.

Já noutro dia ouvi aqui dizer que por ocasião também dumas greves se abriu