O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 22 de Outubro de 1920

prejudica- imenso principalmente para o transporte do certos géneros iadispensá-veis à alimentação, como por exemplo a (batata.

Nestas condições, en chamo a atençílo 'do Sr. Miaistro do Gomórcio, a fim do que S. Ex.a possa tomar as providências necessárias do forma que seja aumentado

Tenho dito.

O orador não revia.

O Sr. Ministro do Comércio (Velhinho 'Correia): — Sr. Presidente: pedi a palavra para declarar ao ilustre Deputado que acabou de falar, o Sr. Godinho do Araa-Tal, que ó certo a Direcção dos Caminhos de Ferro da Beira Alta ter suprimido alguns comboios, mas esse facto ú devido h ligação que existe entre essa Companhia •c a Companhia Portuguesa.

Trata-se dum caso acidental e eventual : a supressão desses comboios.

O Sr. Godinho do Atnaral : — Eu devo declarar a V. Ex.a que a Companhia da Beira Alta não tem ligação alguma com a «Companhia Portuguesa-.

O Orador: — Sr. Presidente: tomei na «devida conta as considerações feitas pelo Sr. Godinho do Amaral, e vou tomai* as providencias necessárias, dentro do limito

Tenho dito.

0 orador não reviu,

O Sr. Francisco Grua: — Sr. Presidente: desde há muito que eu tenho vindo pedindo vários documentos pelo Ministério da Instrução, relativos à' Escola D. Pé* dro, concelho de Tomar; porém até liojo •íais- documentos ainda não me- vieram parar às m3,os.

Se bom. que o assunto já: tenha sido resolvido, eu continuo a instar pela reines* •sã- dôssoss documentos, razão porque ppço A; V. Ex.a o obséquio de instar no sentido -de- ossos documentos me serôrn enviados •com a máxima urgência",

Touho tliío.

O orador não reviu.

O Sr

Está em discussão a acta.

Como não há quem peça a palavra, considera-se aprovada.

Foi aprovada a acta.

.Em seguida foram concedidos os pedi' aos de licença já registados.

. ORDEM DO DIA

O Sr. Presidente:—Vai proccdor-se à contraprova, requerida ontem polo Sr. Costa Júnior, sobre a proposta do Sr. Mi' nistro da Guerra abrindo um crédito es-peciai para despesas provenientes da guerra.

Os Srs. Deputados que rejeitam quei* ram levantar-se.

Pausa.

O Sr. Presidente:—Estilo de pé 49 Srs. Deputados e sentados 10, pelo q.ue se vê que não há número, visto o quorum ser de 61.

Vai portanto proceder-se à chamada.

Procede-se à segunda chamada, tendo-•se verificado a presença de 61 Srs. Deputados, numero do «quorum», pelo que se procede à votação do requerimento do Sr. Costa Júnior, tendo-*e notado nessa ocasião, pela contagem, estarem de pé 02 Srs. Deputados e sentados; 8, sendo portanto ryeitadò o requerimento.

O Sr. Presidente : — O quorum é, como já disse, do 61 Srs. Deputados.

Continua pois a discussão da proposta do Sr. Ministro da Guerra.

Proposta de lei

Antigo 1.° È autorizado o Governo a abrir desde já, no Ministério das Finanças, um crédito especial da quantia de 3:000.000$, a favor do Ministério da Guerra, destinado a despesas com a manutenção da ordem pública.

Art. 2.° Estti irnportcância será adicionada como reforço ao capítulo da despesa extraordinária da proposta orçamental deste último Ministério para 1920^-1921, descrito sob a epígrafe «Dospesatf resultantes damanuíonçúo crarordínn" páBiica».

Ait. 3.° Fiea, revogada & legislação em contrário.

Câmara dos Deputados, 22 de Agosto