O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 23 de Fevereiro de 1921

11

O Sr. Plínio Silva referiu-se a meio de ataque que teve na última guerra um papel primordial e que no' nosso exército é inteiramente desconhecido: os tanques.

Creio que no nos,so exército nenhum oficiai se encontra especializado nó uso dessa arma, que é tam eficaz, quer sob o ponto de vista da ofensiva, quer sob o ponto de vista de revoluções internas. E tanto assim que o Governo inglês mandou para a Irlanda o seu esquadrão de tanks.

A grande arma defensiva é a artilharia de trincheira, sobre a qual nós não temos ainda nenhuma organização.

E absolutamente necessário criar um corpo de aviação comandado por um oficial superior, que a essa arma dedique os seus esforços e estados e que ofereça as qualidades necessárias de organizador e disciplinador para fazer dessa arma a quinta arma e dar a todos os portugueses a segurança que, pelo menos, temos a fiscalização das fronteiras.

Na hipótese de uma guerra com a Espanha, nós, sem o corpo de aviação, não temos tempo de fazer a mobilização de uma única divisão.

O Sr. Pereira Bastos quis justificar a actual organização do exército pelo facto de terem preparado os 110:000 homens que foram para a França e para a África.

Eu assisti à mobilização, e fui também mobilizado; assisti à forma como foram apresentados os nossos soldados, e estou convencido de que S. Ex.a considera como amargura na sua vida o facto de as circunstâncias terem impedido a sua ida para a guerra, pois a análise de visu ter--Ihe-ia dado melhores ensinamentos do que a leitura do relatório.

Eston convencido que é uma amargura da sua vida.

Mas eu digo, por mim, e pelo que vi, que se havia alguma cousa que condenasse essa organização, era a forma atri-biliária por que se fez a nossa mobilização, por que se fez o embarque e o desembarque e por 5que se organizaram as nossas forças no front.

Sr. Presidente: entendo que não é patriota aquele que oculta a verdade ao seu país (Apoiados), como entendo que é dos erros passados

nização organizada; era uma desordem ordenada, ordenada, quanto a mim, porque apenas havia algumas ordens a dar. Mas não era apenas isso.

Os franceses, quando se referiam ao nosso exército, empregaram esta expressão : — Pás d'admiuistration mílitaire. De facto o nosso corpo de exército, o nosso corpo expedicionário, à sombra da organização actual, teria perecido de fome e de frio, não teria guardado durante os longos meses que guardou as trincheiras, se não fosse a organização militar inglesa.

Ainda, Sr. Presidente, é tempo de perdermos o receio de nos referirmos à necessidade de reduzir os efectivos do exército. (Apoiados}.

Que me importa ter 8 divisões, se não tenho um único regimento? (Apoiados).

Urge, por meio do estado maior, fazer um estudo profundo e cuidadoso dos novos elementos estratégicos.

Creio que o nosso célebre triângulo estratégico está mais valorizado que nunca, obrigando-nos a cuidados e despesas a que não nos podemos furtar de forma alguma.

As relações prováveis de certos países que se fizeram durante a guerra ou que se fizeram já depois da guerra e todos estes elementos estratégicos têm de ser levados em conta, visto que se não pode partir da hipótese que de na Europa não haverá uma guerra isolada, mas visto que partimos da hipótese que uma guerra entre os pequenos países desencadeará uma guerra mundial.

Creio, e comigo está de acordo a maior parte dos oficiais superiores com quem tenho conversado sobre o assunto, creio que chegou a ocasião de reduzirmos as nossas divisões a metade, preparando cuidadosamente as quatro divisões, criando-se o corpo de aviação; dando aos serviços técnicos especializados, quer na artilharia a pé, quer na infantaria, uma educação cuidada que ó indispensável ministra-lhes.

É preciso aumentar os quadros das armas especializadas, mas nunca na infantaria e cavalaria, que é preciso diminuir.

i Não se pode estar a ministrar instrução de artilharia com uma simples peça!