O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 23 de Fevereiro de 1921

17

Fazendo nossas todas as frases encomiásticas e de grande justiça pronunciadas nesta Casa, confiamos em que S. Ex.a, sem ser uni colonial, achará valiosa compensação a tal falta nas altas qualidades e faculdades de que dispõe para o estudo. E é isto o mais preciso para hoje se fazer uma boa e inteligente administração colonial.

Unanimemente estamos concordes na escolha do Sr. Brito Camacho para Alto Comissário de Moçambique.

Ouvi com atenção a grandeza das suas palavras referindo-se à situação que Portugal atravessa neste momento, o que ó deveras significante para o sou carácter. S. Ex.a retira-se da sociedade republicana confiado em que comecemos a ter juízo.

Assim o desejo eu também, e creio que todos nós.

O Sr. Manuel José da Silva (Oliveira de Azeméis): — Sr. Presidente: em meu nome e em nome da representação parlamentar do Partido Republicano Popular, é com o mais vivo prazer que me associo à proposta de saudação apresentada pelo Sr. Leote do Rego.

Sr. Presidente: somos insuspeitos procedendo assim.

Na pessoa do Sr. Brito Camacho temos estado desdo a proclamação da República em completa discordância, mas a S. Ex.;t, porém, nos tem prendido sempre uma ai tíssima consideração, filha, para uns da muita amisado que a S. Ex.a dedicam, para outros pelo muito respeito ae seu profundo patriotismo e talento, que nós lhe reconhecemos. ~

Numa terra em que todos se reputam valores, o Sr. Brito Camacho é, por voto unânime, um verdadeiro valor, valor moral, valor intelectual, valor político e valor r parlamentar.

E, pois, com pena que vemos partir um parlamentar como S. Ex.a, cujo ensinamento e inteligência à Câmara dos Deputados faz muita falta. Mas — e esta nota ó que desojo acentuar— com S. Ex.a vai a nossa esperança de que, lá fora, servirá para garantir os interesses nacionais, e o prestígio do País e da República. Com S. Ex.a vai toda a nossa esperança, e também um pouco da alma nacional, pois apesar desta hora sor bastante abalada, pola descrença em quási todos os homens

públicos, e em quási todos os partidos, nós esperamos confiantes de que melhores dias virão para a República.

Assim, eu folgarei que o Sr. Brito Camacho, ao voltar ao seio da Câmara dos Deputados, do seu regresso de África, tenha de constatar para satisfação de todos nós, que a sua acção foi profícua, como é mester.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Bartolomeu Severino: — Sr. Presidente, o Grupo Parlamentar Dissidente não podia deixar partir o Sr. Brito Camacho sem as • suas saudações, que não representam de facto um cumprimento banal, mas a expressão sincera da muita admiração que têm pelo seu profundo patriotismo e pelas suas qualidades invulgares de jornalista, do homem inteligente e de parlamentar distinto.

Não são portanto palavras sem significado e sem sentimento as que profiro, porque se não pudesse dizer-lhas abertamente, a outro incumbiria essa missão. Parte S. Ex.a numa alta missão de serviço da República e do PÍIÍS, para outro ponto da terra portuguesa, onde vai aplicar todo o seu esforço e todo o seu talento, e só esta razão justifica que o deixemos arredar de uma Casa como esta, onde tem sido um dos mais distintos ornamentos e uma das mais altas figuras.

Sr. Presidente, não podia, pois, esta Câmara deixar partir S. Ex.a sem se lhe dizerem estas palavras sinceras, levando na hora do seu embarque, mais uma vez, a certeza de que estão com S. Ex.% que o admiram, e que muito esperam do seu esforço patriótico, todos os seus colegas do Parlamento.

Proponho portanto que a Câmara vá amanhã, à hora do embarque do Sr. Brito Camacho, por uma sua delegação, dospe-dir-se do S. Ex.a (Apoiados}.

E uma prova justa e merecida; é uma homenagem que se presta enternecida-mcnte e com muito respeito. (Apoiados).

Vozes: — Muito bem. O orador não reviu.