O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 8, 11, 12 e 13 de Abril de 1921

13

dos os campos da actividade onde o seu talento radiou génio, foi o reflexo nítido, palpitante e luzente do temperamento de meridional .que ao fogo ardente da sua mágica inspiração criou os mais expressivos e admiráveis modelos da beleza artística. (Apoiados).

Ele foi, entre nós, melhor do que nenhum outro, o paladino adorável dos ideais de perfeição o de pureza (Apoiados), símbolo heróico e vitorioso daquela fé estóica que salva os povos à beira dos abismos, semeador dos fulgentes princípios políticos que libertaram a Pátria agonizante da tirania, e do erro dum século de mentiras e de convencionalismo (Apoiados), e, num momento em que ela pendia irre-messívclmente para a ruína e para a perdição, foi também o que mais galharda, mais fidalga e mais ousadamente soube propagar e impor o credo republicano que se elevava, vivo e scintilaute, através da sua maravilhosa alma de peninsular, irmã gémea da dos poetas máximos que ofuscam as laudas douradas das crónicas portuguesas no canto augusto das suas glórias imortais. (Muitos apoiados).

Alexandre Braga começou do consagrar-se definitivamente como orador de raça, na sua peregrinação académica universitária, firmando uma individualidade de eleição, já no embate forniidando contra o espírito retrógrado do catedratismo da sua época em que uma disciplina fé-rula se impunha, já nos torneios sugestivos e abroquelantes com os elementos mais grados da sua valorosa geração, onde as suas imanentes faculdades intelecti-vas indiscutivelmente triunfaram, vincando na sua passagem pelo meio coimbrão uma esteira luminosa, e assim, pelas múltiplas manifestações do seu temperamento e da sua mentalidade, foi o que mais soube erguer-se à contemplação admirativa das aspirações revolucionárias da minha mocidade agitada. (Apoiados).

Conheci-o -nas perigosas jornadas de evangelização das doutrinas que se espelhavam em nossos corações e que nossos cérebros haviam recolhido como as mais próprias para o engrandecimento do país, nos comícios, onde a suav~prganização de rebelde e os seus anseios patrióticos fulgiam e vibravam até à conquista máxima dos aplausos das multidões entusiasmadas com os lampejos rútilos do seu ine-

gualável poder evocativo (Apoiados); ouvi-o com encantamento na tribuna parlamentar, antes e após a implantaçãt) do regime actual, arauto ardoroso das reclamações de liberdade e de justiça, luminar emprestando o brilhantismo dos seus ensinamentos ao ambiente onde predominou (Apoiados); e também—emotivamente o relembro — tive a suprema honra e a orgulhanto ventura de com ele acama-radar profissionalmente, bastas vezes, em alguns tribunais do norte, onde produziu peças oratórias das mais belas que porventura se pudessem reclamar à linguagem portuguesa e que de tal modo feriram a sensibilidade de todos os que a escutaram, que ainda hoje e para todo o sempre, como em mim, hão-de flambar na memória recolhida dos amantes da arte e da beleza. (Muitos apoiados).

As frases saíam-lhe recortadas com rigor c com maestria, naturalmente, na impulsão dos improvisos claros, frescos, sadios e pu-ros, como sã um vento eólio as afagasse para a vitória das ideas e a suavidade, a harmonia e o ritmo que a sua voz de ouro lhes emprestava, o fogo da sua trasbordante inspiração rematavam um conjunto delicioso e original que jamais se observou em oradores da sua estirpe, dos quais ele íói o príncipe in-discutido, de molde a firmar-lhe na sua carreira triunfal os créditos de tribuno inemitável com que vai passar à posteridade e que a história há-de registar e perpetuamente pôr em relevo. (Apoiados).

Quer nos tablados das praças públicas, quer nas- bancadas escolares, nas tribunas forense ou parlamentar ou ainda na asfixiante atmosfera dos gabinetes ministeriais, o Dr. Alexandre Braga, Sr. Presidente e Srs. Deputados, a par dos relâmpagos do seu génio perturbador, as-pargia e impunha as magnificentes qualidades do seu bondosíssimo coração, as magnas virtudes da sua alma toda luminosidade, a rigidez e a inflexibilidade do seu carácter, que nunca soube o que era doblez ou embaciamento. (Muitos apoiados).