O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

14
Diário da Câmara dos Deputados
bloco, parlamentar a que tenho a honra de pertencer, já falou a êste respeito quem o devia fazer.
Sr. Presidente: vamos daqui a momentos ter de proceder a votações.
Estão duas moções na Mesa e eu, que voto entusiàsticamente uma delas, teria escrúpulos em votar uma parte da outra, embora desejasse votá-la, porque o que está formulado nessa moção corresponde aos votos que o meu coração formula.
Homenagem àqueles que se bateram pela República têm de prestá-la todos aqueles que são republicanos, homenagem aos mortos têm de prestá-la todos aqueles que respeitam os que se batem pelos seus ideais.
Nestas condições, Sr. Presidente, eu voto com entusiasmo as homenagens e saüdações propostas, mas não posso votar a parte da moção em que se afirma que o intuito dos monárquicos ao irem para Monsanto foi o de deminuírem o prestígio do nosso País na guerra.
Não sei qual seria o intuito dos monárquicos; mas estou convencido de que o seu propósito foi o de restaurarem a monarquia.
Sr. Presidente: eu satisfaço-me com pouco, e assim, substituindo à moção as palavras «procuraram deminuir» por «poderiam ter deminuído», eu voto essa moção inteiramente de acôrdo com ela.
Nestas condições, mando para a Mesa uma proposta de emenda.
Tenho dito.
O orador não reviu.
Foi lida na Mesa e admitida a proposta do Sr. Pedro Pita, do teor seguinte:
Na moção do Sr. Agatão Lança, proponho a substituïção das palavras «pretenderam deminuir» pelas palavras «poderiam ter deminuído». — Pedro Pita.
O Sr. Presidente do Ministério e Ministro do Interior (António Maria da Silva): — Sr. Presidente: os ilustres Deputados Srs. Ginestal Machado e Agatão Lança mandaram para a Mesa moções que se referem ao aniversário da gloriosa étape de Monsanto, e o ilustre Deputado Sr. Pedro Pita propõe a substituïção dalgumas palavras na moção do Sr. Agatão Lança.
Eu devo dizer a V. Ex.ª, Sr. Presidente, que em nome do Govêrno aprovo
as moções apresentadas pelos ilustres Deputados, bem como a proposta do Sr. Pedro Pita.
É natural, falando em nome do Govêrno e a propósito do aniversário dum dos momentos mais gloriosos da história da República, que eu tenha de justificar as razões que me levam a aprovar as moções que estão na Mesa.
O Govêrno, Sr. Presidente, aceita, repito, as palavras de substituïção apresentadas pelo ilustre Deputado o Sr. Pedro Pita, por isso que entende que elas não vêm dalguma maneira deminuir o esfôrço daqueles que entraram na guerra, ou mesmo daqueles que foram dessa opinião, nem mesmo se compreenderia o contrário.
O que é um facto é que Portugal, se bem que seja um País pequeno, não deixou de cumprir o seu dever, apesar de todas as dificuldades que teve para o cumprir.
Eu já o disse, por mais duma vez, tanto nesta Câmara, como na outra casa do Congresso, que nós não fomos para a guerra agarrados a qualquer aliança com qualquer outro país, ou por imposições fôsse de quem fôsse; fomos para a guerra porque quisemos, isto é, por isso que entendemos que assim devíamos proceder para bem do nosso País, em defesa do direito e da justiça.
Portugal nunca poderia proceder doutra forma, tanto mais quanto é certo que tem na história um passado glorioso.
Por isso, em nome do Govêrno a que tenho a honra de presidir, declaro que aceito as moções que foram enviadas para a Mesa, bem como as palavras de substituïção do ilustre Deputado o Sr. Pedro Pita.
Tenho dito.
O orador não reviu.
O Sr. Agatão Lança: — Sr. Presidente: pouco tempo tomarei à Câmara, pois desejo apenas pronunciar duas palavras, por isso que sempre gostei de situações claras e não de artifícios de palavras.
Devo dizer, Sr. Presidente, que considero absolutamente ilógicas as palavras proferidas pelo ilustre Deputado o Sr. Pedro Pita, e tanto mais ilógicas quanto é certo que elas foram proferidas depois de eu ter falado e ter ouvido atentamente o discurso proferido pelo ilustre Deputado o Sr. Ginestal Machado.