O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

17
Sessão de 31 de Maio de 1923
menos farta do que a dos da Presidência!
Não se realiza o milagre do célebre cavalo do inglês.
Êstes, se morrerem, é de indigestão.
Comem tanto que de certo se não foram promovidos a cônsules, como o cavalo de Calígula, foram entretanto proclamados revolucionários civis.
Tenho dito.
É aprovado o artigo 2.º
O Sr. Vasco Borges: — Requeiro a V. Ex.ª seja consultada a Câmara sôbre se permite que sejam discutidos os pareceres vindos do Senado.
O Sr. Paulo Cancela de Abreu: — Pedia a V. Ex.ª, Sr. Presidente, o favor de me dizer de que tratam os pareceres.
O Sr. Vasco Borges: — Eu esclareço.
O parecer n.º 522, transfere a comarca de Almodóvar para Ourique, os outros ocupam-se da criação de duas comarcas.
O Sr. Paulo Cancela de Abreu (sôbre o modo de votar): — Sr. Presidente: é de lamentar que se continue na mesma prática que há pouco verberou o Sr. Pires Monteiro e muito bem, com toda a justiça e verdade.
Trata-se de, um outro projecto exclusivamente de campanário. Eu não posso conceder o meu voto a êste requerimento, e muito menos com prejuízo dos oradores inscritos para antes da ordem do dia.
Se isso se faz, então eu também requeiro sejam discutidos pareceres de importância e como o referente à tabela judicial, (Apoiados) e, o relativo a sargentos da armada.
Apoiados.
Acho que êstes são bem mais dignos de consideração do que os requeridos por •V. Ex.ª
Isto não é cousa que se faça.
O orador não reviu.
O Sr. Vasco Borges: — Requeiro que o meu requerimento seja dividido em duas partes.
O Sr. Vergílio Saque: — Eu requeiro que a segunda parte dêsse requerimento por sua vez, seja dividido ainda, porque um dêsses projectos trata de mudança de comarca e outro da criação de comarca, o que é diferente.
O Sr. Presidente: — Estamos na ordem do dia e só se podem fazer requerimentos na ordem do dia, relativos ao assunto em discussão.
Apoiados.
O Sr. Presidente: — Em virtude do artigo 56.º do Regimento não posso, aceitar êsses requerimentos.
O Sr. Ministro do Trabalho (Rocha Saraiva): — Requeiro a V. Ex.ª para que entre em discussão o parecer n.º 517, acêrca de uma transferência de verba.
O Sr. Presidente: — Pelos mesmos motivos que apontei, não posso aceitar êsse requerimento.
O Sr. Correia Gomes: — Reqúeiro a dispensa da leitura da última redacção do parecer n.º 486.
É dispensada.
O Sr. Paulo Cancela de Abreu: — Requeiro a contraprova e invoco o § 2.º do artigo 116.º do Regimento.
Aprovaram 55 Srs. Deputados e rejeitaram 2.
O Sr. Presidente: — Continua em discussão o parecer n.º 502.
O Sr. Correia Gomes: — Sr. Presidente: há muito tempo que estou inscrito como relator do primitivo projecto sôbre o modus vivendi a realizar com a Companhia dos Tabacos de Portugal.
Lamento, Sr. Presidente, que não esteja presente o Sr. Ferreira de Mira, pois S. Ex.ª foi um dos que mais atacou o projecto.
Devo declarar a V. Ex.ª e à Câmara, que a comissão de finanças aceita a proposta do Sr. Ministro das Finanças, em substituição do meu projecto.
Não posso referir-me largamente, como desejava, à argumentação produzida pelo Sr. Ferreira de Mira, visto S. Ex.ª não estar presente; no emtanto, permita V. Ex.ª e a Câmara que eu faça algumas re-