O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

10 Diário da Câmara dos Deputados

Os Srs. Deputados que aprovara o projecto na generalidade queiram levantar-se.

Foi aprovado, assim como, seguidamente, foi aprovado nem discussão na especialidade.

O Sr. Sebastião de Herédia: - Peço a V. Exa. o obséquio ao consultar a Câmara sôbre só dispensa a leitura da última redacção.

Foi aprovado.

O Sr. Presidente: - Os Srs. Deputados que aprovara o requerimento que foi feito pelo Sr. Cortês dos Santos, para que sejam incluídos amanhã untes da ordem do dia, Bem prejuízo dos oradores inscritos, os pareceres n.ºs 777, 541 e 861, queiram levantar-se.

Foi aprovado.

O Sr. Ribeiro de Carvalho: - Sr. Presidente: requeiro que entre amanha em discussão, autos da ordem do dia, o parecer n.° 760.

Foi aprovado.

O Sr. Marques de Azevedo: - Sr. Presidente roqueiro a V. Exa. que, logo que chegue à Mesa o parecer dos mutilados da guerra, entre imediatamente em discussão, com prejuízo dos oradores inscritos.

O Sr. Morais Carvalho: - Sr. Presidente: pelas circunstâncias especiais que concorrem no projecto a que acaba do referir-se o Sr. Marques de Azevedo, nós, Deputados monárquicos, concordamos excepcionalmente em que êsse projecto entre em discussão logo que chegue à Mesa, com prejuízo dos oradores inscritos.

Trata-se dos mutilados da guerra, que há muito deveriam ter já sido atendidos.

O orador não reviu,

Foi aprovado o requerimento do Sr. Marques do Azevedo.

O Sr. Presidente: - Vai passar-se à ordem do dia.

Está em discussão a acta: se ninguém pede a palavra, considero-a aprovada.

Foi aprovada a acta.

O Sr. Valentim Guerra: - Sr. Presidente: requeiro que entre amanhã em discussão, antes da ordem do dia, sem prejuízo dos oradores inscritos, o parecer n.° 132.

O Sr. Ministro da Guerra (Vieira da Bocha): - Sr. Presidente: peço a V. Exa. a fineza de me informar sôbre se a proposta acerca da industrialização das fábricas do Ministério da Guerra, já tem parecer.

O Sr, Presidente: - Devo elucidar V. Exa. respondendo que até agora ainda êsse parecer não chegou à Mesa.

O Sr. Tavares de Carvalho: - Sr. Presidente: peço a V. Exa. a fineza de consultar a Câmara sôbre se permite o resolve que haja hoje sessão nocturna para discussão da proposta de financiamento da província de Angola.

O Sr. Morais Carvalho (sôbre o modo de votar): - Sr. Presidente: depois da Sr. Ministro das Colónias ter dito à Gomara que o financiamento de Angola era da maior urgência, não faz sentido que na discussão dêsse assunto se intercale outra discussão.

O Sr. Presidente: - Exactamente para a discussão do empréstimo a Angola é que será destinada a sessão nocturna, se a Câmara deliberar a sua realização.

O Sr. Morais Carvalho: - Então o que seria necessário era principiar, desde já essa discussão que se prolongaria na sessão nocturna,

Foi aprovado o requerimento do Sr. Tavares de Carvalho.

O Sr. Morais Carvalho: - Requeiro a contraprova e invoco o § 2.° do artigo 116.°

Fez-se a contraprova a contagem.

O Sr. Presidente: - Estão de pé 12 Srs. Deputados e sentados 48.

Está, portanto, confirmada a aprovação do requerimento do Sr. Tavares de Carvalho.

foi aprovado o requerimento do Sr. Valentim Guerra.