O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

10 Diário da Câmara dos Deputados

que nós devemos olhar a sério para a situação em que só encontram êsses heróis.

Sr, Presidente: excerto que a precipitação com que se pretendeu dar a essa, proposta o que ela justamente pretende, e tem de dar-se, foz com que se deixassem de cumprir todos os preceitos regimentais, que mandam imprimir e distribuir, para poder entrar em discussão, o respectivo parecer.

Sr. Presidente: o assunto é de tal importância que nós não podemos estar com mais demoras, e devemos resolve-lo o mais ràpidamente possível.

Assim, Sr. Presidente, julgando interpretar a maneira de sentir desta Câmara, oa entendo que a maneira mais prática de resolver a questão será o parecer ser impresso no Boletim Oficial, de forma, a êle poder ser discutido amanhã.

Tenho dito,

O orador não reviu.

O Sr. Ribeiro de Carvalho: - V. Exa. diz-me se se está a discutir o requerimento ou o projecto?

O Sr. Presidente: - É uma proposta.

O Sr. Ribeiro de Carvalho: - E que só está perdendo mais tempo a discuti-la do que aquele que seria preciso para votar o projecto sôbre os mutilados.

O Sr. Marques de Azevedo:-Pedia palavra para pedir a V. Exa. o obséquio de consultar a Câmara sôbre se permite que eu retire o meu requerimento, subsistindo o apresentado pelo Sr. Jaime de Sousa.

Consultada a Câmara, resolveu afirmativamente.

O requerimento foi aprovado,

O Sr. Presidente: - Os Srs. Deputados que aprovam o requerimento feito pelo Sr. Ministro do Comércio, relativo à telegrafia sem fios, queiram levantar-se.

Foi aprovado.

O Sr. Presidente: - Vai passar-se à

ORDEM DO DIA

O Sr. Presidente: - Estão as duas actas em discussão.

Como ninguém peça a palavra, consideram-se aprovadas.

Foram aprovadas.

Admissões

Proposta de lei

Do Sr. Ministro das Colónias, alterando a base 19.ª do decreto n.° 5:717, de 10 de Maio de 1919.

Para a comissão de colónias.

Projectos de lei

Do Sr. Pinto Barriga, colocando na situação de adidos até a sua colocação definitiva, com a categoria de terceiros oficiais, os funcionários do secretaria a que se refere o artigo 15.° da lei n.° 1:346, de Setembro do 1922, e § 2.° do artigo 43.° do decreto n.° 6:308, de Dezembro de 1919.

Para, a comissão de administração pública.

Do Sr. Portugal Durão e mais oito Srs. Deputados, isentando a Câmara Municipal de Lisboa do pagamento de direitos de importação do material para o seu serviço do incêndios.

Para a comissão de administração pública.

Dos Srs. Pinto Barriga, Sebastião do Herédia, Prazeres da Costa e Diais do Carvalho, permitindo aos professores efectivos dos liceus, com excepção dos de Lisboa, Pôrto e Coimbra, casados com professoras de ensino secundário, exercer as funções docentes num dos liceus mistos da sede do liceu feminino, onde suas mulheres prestam serviço.

Para a comissão de instrução secunda-

Do Sr. Lourenço Correia Gomes, revogando o disposto no artigo 4,° do decreto de 26 do Maio de 1911 e artigo 8.° e seu parágrafo do decreto n.° 5:859, de 6 de Junho de 1919, e suprimindo a gratificação a que se refere o artigo 25.° dêste decreto.

Para a comissão da finanças.

Do Sr. José Cortês dos Santos, reconhecendo ao tenente miliciano de cavalaria, António Inocêncio Moreira de Carva-