O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 9 de Julho de 1925 13

com as incongruências que resultariam da aprovação de tal proposta, por isso vou terminar, requerendo a V. Exa. que esta proposta baixe à comissão do Orçamento para ela se pronunciar.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Presidente: - Parece-me que já na sessão de ontem foi apresentado um requerimento para que ela baixasse a todas as comissões.

Trocam-se explicações entre a Mesa, o requerente e vários Srs. Deputados sôbre o que a respeito da matéria do requerimento se deliberou na sessão anterior.

O Sr. Presidente: - O que consta da acta é o seguinte:

Leu.

O Sr. Paulo Cancela de Abreu: - Em todo o caso, o meu requerimento diz respeito à emenda apresentada pelo Sr. Velho Correia.

Posto à votação o requerimento do Sr. Paulo Cancela de Abreu, é rejeitado.

O Sr. Carvalho da Silva: - Requeiro a contraprova e invoco o § 2.° do artigo 116.°

Procede-se à contagem.

O Sr. Presidente: - Estão de pé 50 Srs. Deputados o sentados 8. Está portanto, rejeitado.

O Sr. Carvalho da Silva: - Peço a palavra.

O Sr. Presidente: - Eu não posso dar novamente a palavra a V. Exa.

O Sr. Carvalho da Silva: - Eu pedi a palavra apenas por delicadeza para com o Sr. Ginestal Machado. Sabendo que S. Exa. desejava atacar a proposta em discussão, eu pedi a palavra para entreter o tempo suficiente para S. Exa. chegar à sala.

É rejeitado o n.° 4.°

Lê se na Mesa a proposta de substituição do Sr. Velhinho Correia.

O Sr. Carvalho da Silva: - Chamo a atenção da Câmara para a disposição que se vai votar, que coloca as oposições na impossibilidade de apreciarem verbas que são aplicadas à manutenção de funcionários que não tendo que fazer podem ser considerados verdadeiros vampiros dos dinheiros públicos...

O Sr. Manuel Fragoso: - Então já não há Regimento?

O Orador: - O que V. Exa. asxnão querem é ouvir falar em escândalos. Mas não se aflija o Sr. Manuel Fragoso, eu termino já, mas não sem estranhar o procedimento da minoria nacionalista que se ausenta da sala para não discutir e votar a proposta.

É aprovado a proposta de substituição do Sr. Velhinho Correia.

O Sr. Carvalho da Silva: - Requeiro a contraprova e invoco o § 2.° do artigo 116.°

Procede-se à contagem.

O Sr. Presidente: - Estão sentados 53 Srs. Deputados e de pé 12.

Está aprovada.

O Sr. Jaime de Sousa: - Mando para a Mesa uma proposta de eliminação do n.° 5.°

É lida, admitida e entra em discussão.

É a seguinte:

Proposta de alteração do Regimento

Proponho a eliminação do n.° 5.°

9 de Julho de 1925. - Jaime de Sousa.

O Sr. Morais Carvalho: - Sr. Presidente: a disposição do n.° 5.° da proposta do Sr. Sá Cardoso é por tal forma inadmissível, que até um Deputado da maioria, o Sr. Jaime do Sousa, acaba de propor a sua eliminação pura e simples.

Nos termos do Regimento a proposta de elimação que acaba de ser admitida fica em discussão com a proposta anterior, para que, no final da discussão, a Câmara se pronuncie ou no sentido de manter o n.º 5.°, tal como êle se encontra na proposta inicial, ou de o eliminar como o propõe o Sr. Jaime de Sousa.

Sr. Presidente: toda a proposta em discussão enferma do defeito de estar redigida por forma que não é fácil apreen-