O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

18 Diário da Câmara dos Deputados

çamento discutido e votado, se êle não tinha razão em propor a votação de seis duodécimas.

Em vez de se alterar o Regimento da Câmara, não seria preferível fazer aquilo que o Sr. Vitorino Guimarães proponha e que ora bem extraordinário?

Não deixarei de frisar que, quando se começou a discutir a proposta, êste lado da Câmara requereu que só entrasse imediatamente na discussão dos orçamentos. Êsse requerimento foi rejeitado, e êsse facto mostra que não se querem discutir os orçamentos.

A maioria quero votar doze duodécimos, mudando-lhes o nome. E, quando digo maioria, digo toda a Câmara que vai desde esta bancada até à extiema esquerda, porque nisto estão todos entendidos, e só nós - com muito orgulho o digo - não tenros quaisquer entendimentos. E com a nossa atitude provamos bem que não nos sujeitamos a esta comédia que vai ser a discussão dos orçamentos.

Quando há dias apresentou tal emenda, o Sr. António Maria da Silva disse que seria uma ignomínia o Parlamento não discutir os orçamentos.

Pois também S. Exa. tem de arranjar uma outra palavra que, tendo porventura o mesmo significado, possa empregar em substituição daquela, visto que de igual modo se adoptou o processo de mudar de nome aos duodécimos.

Sr. Presidente: vou terminar as minhas considerações acêrca dêste artigo, lamentando mais uma vez que só êste lado da Câmara esteja a fazer oposição a que se voto uma das mais monstruosas propostas que têm sido discutidas por êste Parlamento, cujo activo de monstruosidades é já bem grande.

O nosso dever está cumprido; o a responsabilidade da aprovação de tal medida ficará inteiramente a quem quere tomar atitudes como a das chamadas oposições republicanas.

Tenho dito.

O orador não reviu.

Não havendo mais nenhum orador inscrito, é lida na Mesa e seguidamente aprovada a proposta de eliminação do Sr. Jaime de Sousa.

É lida na Mesa uma proposta de artigo novo.

É a seguinte:

A discussão do Orçamento Geral do Estado será iniciada e concluída num número de sessões fixado pelo Presidente da Câmara conforme despacho sou lançado sôbre o parecer de cada projecto orçamental, em seguida à distribuição e logo comunicado à mesma Câmara. - António Maria da Silva - Artur de Almeida Ribeiro - Alberto Xavier - Pinto Barriga - Abranches Ferrão - Nunes Loureiro - Lino Neto - F. Dinis de Carvalho - Carlos Pereira - António Dias - João Aguas - Amadeu de Vasconcelos - António Mendonça - Lourenço Correia Gomes - Sousa Continho - Delfim Costa - Marques de Azevedo - Custódio de Paiva - Tavares Ferreira - Luís Amorim - Tomás de Sousa Rosa - José Joaquim Gomes de Vilhena - José Cortês dos Santos - Alfredo Rodrigues Gaspar - Sá Pereira - Pina de Morais - João Camoesas - Queiroz Vaz Guedes - Velhinho Correia - Jaime de Sousa-Tavares de Carvalho - Vergilio Saque - Mariano Felgueiras - Alfredo de Sousa - A. Pires de Vale - Manuel Fragoso - Joaquim Ribeiro - José da Costa Gonçalves - Teófilo Carneiro.

O Sr. Carvalho da Silva: - Sr. Presidente: requeiro a contraprova e invoco o § 2.° do artigo 116.° do Regimento.

Procede-se à contraprova.

O Sr. Presidente: - Estão sentados 53 Srs. Deputados e de pé 7. Está admitida e em discussão a proposta.

O Sr. Morais Carvalho: - Sr. Presidente: a proverbial habilidade do Sr. António Maria da Silva, ilustre Presidente do Ministério, mais uma vez se fez sentir na apresentação do artigo novo que esta proposta representa.

Discutia-se a proposta de alteração ao Regimento durante o tempo em que ainda ocupava aquelas cadeiras o Ministério do Sr. Vitorino Guimarães; mas o Sr. António Maria da Silva, que já sabia, segundo declarações suas de que a imprensa se fez eco, que aquele seu ilustre correligionário e amigo não desejava manter-se por muito mais tempo no seu lugar, conseguiu que alguém apresentasse esta proposta de artigo novo que vai pôr inteira-