O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

ia

e #01

Senado

Trata-se de um acto administrativo, e eu entendo que defendo gt República a que a prestigio, defendendo os princípios é a lei e njlo defendendo as pessoas.

Não há, portanto, relativamente a estes degpachoa, n menor sombra de duvido de íj:Uê foram absolutamente iiegaia, e atrabiliários, e, por consequência, contrários aos interesses do E"s,ta.do? visto qnq se reintegraram e aposentaram fuacionáriQS saindo as respectivas aposentações dçis cofres públicos,

íãôbre a mudança (Ias oficinas, do E»ar-reirp para Pinhal Noyq, fez o Si1. Ministro cio Comércio várias considerações, mas O que S. Éx.a não conseguiu demonstrar foi qua, como S. Ex,* tinha dito no seu despacho, a administração dos Caminhos dê Ferro do Estado çra obrigada a consultar o Conselho Superior dê Obras Públicas, sem o que não podia determinar que as oficinas fossem consírujdas no Barreiro em vez de, o serem BO Pinhal Novo ou em qualquer outra parte.

8, $x.a também se garrou & importância calculada para a, conatruça.o das oficinas, e, sob ês,se ponto de vista também a sua argumentação cai pela base, parecendo .que não leu a informação qiie eu e a administração 4Qs Caminhos de Ferro do ISstadq demos s0pre ,0 assunto.

Pis se §. Ex.a que a aonsírução das, oficinas no Pinhal ^ÍQVO era, pelo mejaos nesta ocasião, inoportuna, cpino querendo significar que, apesar de ser uma cousa útil, era inoportuna a sua realização, por ser uma gbr» dispendiosa,.

Mas. exactamente, porque $&%S8, medida resultava uma gra.ncje economia para, o? Caminhos de Ferro, e, portanto, par?, o Estado, é que a Administração Geral doa Caminhos, 4e Ferro tipha resolvido que a construção das o^qi.Qag ss fizess.e no Pinha.! Kovo. Eu tive acagi^o ojçi explica,!; ao Sr-, MÍAÍstro do Comércio o fundamento desta asserçãOi é que 9 íUnfaeiro que tinha de ser aplicado nas» ofioinaj tinha que ser gasto no serviço 4a. explor§,ç|of

N&o são 1:000 contos, píerdM.Qs,, Havia também qqe perder as, gpíifl4eg QÔciníis gxjsténtes quê começavam a ser demolidas, ficando absolutamente muti!iza.dap.

V, Ex,as devem conhecer os grandes hani|ares do Barreiro. Tftdo i^so, f m vez de sfer fitado abai^Qj é a,proy.eit,ad,qi cara PS serviços dia exploraça^ que» estão m

sjia maior parte s.em o abrigo indispens^-yel cara p "seu material, o que Q prejuclica con,side.TàTelmentef

Para remediar estes inconvenientes era absolutamente jn$spensáyel arranjar local, Q que equivalia a uma importante economia, pprlgso que, por exempjQj com respeito às" oficinas, se elas continuassem, qnde, estavam, 03 serviços teriam de paralisar por completo, talvez durante um ano.

Ê o djrectQr dos Ca punhos, de Ferro ponderou,: ^Pois então, agora que mais se precisa do trabalho dessas, oficinas., agora que mais necessário P.e torna que elas gn-$rejn nupja major actividade, agora é que SQ vão Emolir?

É preciso yer também qjie ps serviços das oficinas, a serem estas construídas no mesmo local? cpm, ps. embaraços, provenientes do serviço da estação qu§ está anexa, seriam bastante prejúç[ieadps..

Com a mudança para o Pinhal Novo as cousas muda,yam muito. O terreno §ra ma-gnifiGQ e «ei§ ve.zes ma,Í8 espaçoso Q Ipcal reservado as Qfiçinas, o que concorria para que as mesmag se Goneluís.sem muito mais rapidamente do que se coptinuasseni a ser construídas no Barreiro.

O Sr. Ministro 4°. Comércio, que não se mo.strpii contrário a esta mudança, nomeou uma comis.slp para est.qdar o assunto sob este ponto de yista. Na.o sei se 3. Êx.a já tem em seu poder o parecer dessa comissão, mas conhecendo eu es engenhei-PPB que iazein parte dela estpu çqnyen-cidp de que não manifestarão opinião di-yersa daquela que acabo 4e exppr.

Por cpnseqiiênçia, sob o ponto. o!e vista da economia, único argumento que S.Ex..a apresentou, o que se pretendeu foi gastar muito menos pinheiro com muito mais proveito.

AS actuais oficinas tinham para a sua instalação apenas cerca çle 39:000 metros quadrados, não se prestando a qualquer ampliação futura, emquarito que no Pinhal Novo Q terreno esçelbido media 176:000 metros quadrados. E com as colheitas de batatas e outros géneros quo tinha na ocasião escassamente chegava a custar .200 contos.