O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

10

Diário das Seêsõeê do Senado

O Sr. Presidente:—Pedia Ê V. Ex.a resumisse as suas considerações, pois são horas de se entrar na ordem do 'dia.

O Orador: — Vou terminar, Sr. Presidente, dizendo que .o Sr. Silva Barreto foi infeliz nesta questão, na qual não tem o apoio da quarta parte da Câmara.

O orador não reviu.

O Sr. Francisco José Pereira (para explicações):— Sr. Presidente; eu sei que não posso como funcionário do Congresso fazer uso da palavra neste momento, mas não me esqueço também de que sou Senador e como tal devo aos 2~eus companheiros desta casa as explicações necessárias para que eles não possam fazer um mau juízo acerca de certos serviços, que dizem, respeito ao seu funcionamento.

Assim, posso asseverar a todos os Srs. Senadores que a comissão administrativa tem empregado os mais diligentes esforços para que o Diário das Sessões seja publicado com a maior rapidez.

Desta forma, tem-se conseguido que os funcionários desta casa, tanto taquígrafos como redactores, apesar de um grande esforço, quo ó muito para louvar, seja-me permitido dizê-lo como director interino do Congresso, pusessem todo o trabalho em dia.

Não é por culpa dôles que não teai sido publicado o Diário das Sessões.

A Comissíio Administrativa, querendo saber a causa de não ter sido feita A -publicação do Diário, como ela desejava, incumbiu-me de procurar directamente o director geral da Imprensa Nacional, o que fiz oatem.

Todos nós conhecemos esse ilastre funcionário, Sr. Luís Derouêt, que é muito distinto, muito trabalhador è dedicado aos trabalhos daquela casa.

Asseverou-me S. Ex.a, que actualmente têm quási todo o pessoal adstrito ao serviço do Congresso da República, que nesta ocasião é de tal ordem cori pareceres urgentes, sobretudo os relativos ao orçamento, propostas de grande alcance e muito volumosas, que apesar de ter todos os seus funcionários num regime excepcional de 11 horas de trabalho diário, não consegue dar vazão aos trabalhos do Congresso,

V. Ex.a sabe as dificuldades que têm hoje todas as tipografias, para alcançar operários.

Essa classe está muito reduzida.

De forma que ao director da Imprensa Nacional, nem o recurso de assalariar pessoal, lhe resta.

Dou estas explicações ao Senado, para que V. Ex.as possam fazer inteira justiça ao director geral da Imprensa Nacional, que está empregando todos os esforços ' para que o Diário das Sessões, seja publicado o mais rapidamente possível.

Mas o que S. Ex.a porém não pode, com o psssoal de que dispõe, $ satisfazer todos os trabalhos do Congresso.

Numa das últimas sessões do Senado, aquela em que se discutiu a lei do inquilinato e que foi, como V. Ex.a sabe, prorrogada, durando três ou quatro dias, deu em quartos taquigráficos, traduzidos depois de revistos pelos Srs. redactores, para cima de 900, o que depois de impresso deve constituir um volume de mais de 60 páginas.

Foi essa sessão que fez atrasar a publicação do Diário do Senado, informando o Sr. Derouet que, em f acede tal som a de trabalho, não é possível, por muito numeroso que fosse o pessoal da Imprensa - e estando embora todo ele quási exclusivamente adstrito ao Congresso, publicar de um dia para o outro o Diário das Sessões.

O Sr. Mendes dos Reis (interrompendo] : — Mas podia publicar-se o Suma-rio.

O Orador : — Antigamente publicava-se o Sumário, mas a Comissão Administrativa, por moti\os de ordem económica, creio eu, terminou com essa publicação, com a idea de que, fazendo-se a publicação regular do Diário, se poderia suprimir sem inconveniente o Sumário.

Eram estas, Sr. Presidente, as explicações que en devia dar ao Senado, para que os Srs. Senadores pudessem fazei' justiça às intenções da Comissão Admi1 nistrativa, à boa vontade dos funcionários desta casa e aos zelosos esforços do Sr. director da Imprensa Nacional, tendentes a dar cumprimento,aos desejos da Comissão Administrativa.