O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

10

Diârió\-dás Sessões 'do'Se'nado\

afora as vezes que os tinha aumentado anteriormente.

Durante o tempo que lá estive não houve questão alguma j e que me conste também até hoje não-houve.

É uma especulação o que se está fazendo.

Não me consta que tenha havido cual-qner zanga entre, os'operários da companhia e a direcção. . ;

Não sei, como já disse, se este facto é verdadeiro ou não, mas sei que factos desta natureza se passam em diferentes companhias e que são discutíveis só se podendo formar juízo seguro quando os tribunais se pronunciem.

Diz-se ainda mais o seguinte:

Leu.

Esta parte ,ó verdadeira; foi o que me trouxe aqui.

Os homens têm realmente de ser honestos, e não basta que o sejam, têm tan-bém de o parecer, de o provar a tcda a hora com os actos que praticam, para se poderem apresentar perante os seus concidadãos de cabeça levantada.

E porque assim penso, porque para viver honestamente, como disse há pouco, tenho de continuar a trabalhar, porque não posso viver só com aquilo que ganho como militar, o que sucede a todos os funcionários, continuarei a trabalhar como até aqui, quando abandone o alto cargo que hoje ocupo.

. Mas para que não se possa ter suspeita alguma sobre o homem que se senta nesta cadeira, estou de acordo com o que disse o Sr. Joaquim Crisóstomo.

Deixe-me, porém, S. Ex.a dizer que pela forma como fala aqui não pode depreender-se que eu pretendo alijar res~ ponsabilidades ou que eu tenha tido até hoje qualquer motivo para me afastar da direcção da Companhia de Cal e Cimento, além de ser nomeado Ministro ou para. deixar de ter por ela menos consideração do que aquela que tinha quando para lá entrei. Os homens da direcção da Companhia de Cal e Cimento continuam a merecer a minha estima e consideração.

Creio que nestas cadeiras não se senta ninguém que não tenha cumprido com os seus deveres e com os que hão-de vir há--de suceder o mesmo.

Interrupção do Sr, Ribeiro de Melo, que não se ouviu.

O Orador: — O. defeito não é dos ho-' mens que .se sentam nestas cadeiras,, o>. defeito, vem da perda do sentimento e'do-, respeito daqueles que em determinado», momentos não hesitam em levantar acusa-, coes e insinuações sem inquirir da sua. veracidade, lançam-nas sobre os homens para . os atingir (Apoiados), lançam-nas>; sobre os que 'aqui estão e hão-de lançá--las sobre S. Ex.? se amanhã aqui estiver. * >

O Sr. Joaquim Crisóstomo apresentou; ama hipótese que ao ineu espírito não só», não repugna, como agrada.

Os homens que se sentam nas cadeiras-; do Governo têm de ter uma vida límpida e clara como um espelho para que todos a vejam.

Nestas condições, eu aceito de bom grado o inquérito que o Sr. Joaquim Cri- > sóstomo pediu aos meus actos. Só com uma condição: é que o inquérito não se-; limite a esses actos, mas que abranja todos os actos da minha'vida. Eu não te- • nho escrituração, porque não tenho fortuna, pcis apenas possuo meia dúzia de-. contos de réis. Tudo quanto a calúnia tem espalhado a meu respeito, que sou direc- , tor duma companhia de pesca, que recebi acções da moagem e agora, há pouco,. 100 contos pela questão do Eesmoninhal, tudo isso me dava para poder viver à grande em- qualquer parte e não estar aqui, se fosse verdade.

Mas não é, felizmente, e por isso, ré- , pito, aceito absolutamente o inquérito-que o Sr. Joaquim Crisóstomo pediu. Er -para que ele possa oferecer todas as garantias de imparcialidade, eu desde já -declaro que deixo de ser Ministro do In- > terior. :

Vozes: — Não apoiado, não apoiado- > Não pode ser! Não pode ser!

O Sr. Ribeiro de Melo : — Sr. Presidente : as últimas palavras proferidas pelo- . Sr. Sá Cardoso, velho republicano e hon- ; rado cidadão, calaram profundamente no meu espírito.

CO Sr, Ministro do Interior pretende sair da sala, o que lhe é impedido por dl- '. guns Srs. Senadores que o rodeiam).