O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8 G

Diário cias Sessões ao Senado

Na ininha situação especial de oposição ciarei o aberta a qualquer Grovírno deste regime...

. O Sr. Ribeiro de Melo (interrompendo) : —E de homem rico, graças a Deus...

O Orador:—Vivo como me apetece dentro das minhas possibilidades.

Não peço nada a ninguém, a ninguém me lastimo e não tenho que dar contas da minha vida.

Se vivo hoje um pouco mais desafogado não ruere isso dizer que não tenha tido .tempos amargos e não tivesse visto a minha fortuna pessoal destruída por uma praga para a qual nada valem os protestos, mas esse mal curou-se com alguns anos de trabalho e de economia.

Desde o momento que V. Ex.a me atirou para este caminho, dir-lhe hei que é esse o processo que o Estado deve adoptar quando um Ministro disser que lhe falta recorsóf : economizar, evitar desperdícios e andar para diante.

O País tem recursos e tem vitalidade. Tem-no mostrado mais de uma vez, nunca se negou a sacrifícios. .

Não estou aqui a lazer lamúrias, mas a falar com a sinceridade de que sou capaz, doa a quem doer, custe a quem custar.

Apesar do peso dos anos tenho a má qualidade de me animar e começ&r a falar mais alto do que é preciso, quando qualquer assunto me apaixona por vezes um pouco demasiadamente. Vou proca-rar serenar um pouco, mais e apreciar propriamente o assunto que estamos tratando.

Sou, inais uma vez o afirmo, absolutamente contrário a quó os lugares de parlamentares sejam remunerados, pó." entender que isso dá imediatamente a nota de nenhum de nós poder ter a independência precisa para antepor a quaisquer paixões sectárias o interesse público.

Tenho muito medo dos efeitos de paixões sectárias, sobretudo quando nos vêm diplomas da maior importância, à última hora. para serem votados de afogadilho, insuficientemente estudados, e por assim dizer mais apalpados e apreciados pelo sentimento do que pela razão.

Acho que esta Câmara não pode ter a pretensão de substituir a antiga Câmara

dos Pares, nem é nada que se pareça com o que foi, não direi no último período, mas no inicio da sua criação a Câmara dos Dignos Pares.

V. Ex.1'1* sabem que as pessoas escolhidas para ocupar estas cadeiras eram seleccionadas das elites e tinham dado mostras de poder desempenhar com elevação estes lugares.

Não era mau o' sistema e deu a esta casa um brilho extraordinário, ainda hoje na memória de todos aqueles que conheceram grandes estadistas e oradores como hoje infelizmente não há, seja isto dito sem disprimor para ninguém.

Hoje passam-se aqui umas sessões in diferentes, sem interesse, no meio de uma tristeza e de um abafamento de atmosfera verdadeiramente extenuante, quando chegamos a este período avançado do ano, quando a temperatura vai subindo além do suportável, quando o ar não se renova com facilidade, e pouco mais fazemos que transpirar.

-Sou absolutamente contrário à aprovação de um artigo que, com diferentes modalidades, algumas, ou quási todas, reconhecidas pela Secçãi;), pretendo elevar os subsídios, vencimentos, ordenados, ou como lhe queiram chamar, dos membros desta casa, e julgo não terem fundamento sério e estarem em. desarmonia com as agruras confessadas pelo Governo e afirmadas pelo Sr. Ministro, de dificuldades financeiras, que todos nós sabemos existirem porque todos as conhecemos e sentimos na nossa vida particular.

Não quero de modo algum contestar ter a vida subido desmedidamente, porque sei também, por experiência própria, como ela sobe dia a dia, hora a hora.

E a consequência da desvalorização enorme da nossa moeda referida a dinheiro esterlino, ao dinheiro inglês valorizado, em relação à nossa triste moeda, cerca de 36 vezes.