O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

12

Diário das Sessões do Senado

ciais do trabalho obtidas pelas classes trabalhadoras e acolherá favoravelmente as suas justas aspirações e legítimos interesses.

Intensificará o ensino técnico, com carácter essencialmente prático, no civiliza-dor intuito do progresso da indústria e de substituir o operário homem ao operário máquina.

A velha questão dos Bairros Sociais, dos seguros obrigatórios, da assistência desde a infância à velhice e do estabelecimento do princípio cooperativista serão outras tantas questões que o Governo estudará e realizará na medida do possível.

A instrução é, numa sociedade democraticamente organizada, a melhor garantia da conservação das liberdades conquistadas e da manutenção consciente da ordem em todos os espíritos.

Merecerá, pois, ela ao Governo o mais desveladc i \\- rêsse, o, assim, o ensino primário e superior será intensificado dentro dos possíveis recursos do Tescuro Público, e o ensino secundário será .organizado em harmonia com as modernas correntes da pedagogia.

Manterá insofismável a independência (Io Poder Judicial, garantindo-a por todas as formas.

Esforçar-se há por fazer discutir e converter em lei a proposta relativa ao habeas corpus, pendente do estudo do Parlamento, e a esia juntará outras que tendam, a tornar mais pronta e cómoda a administração da justiça, que melhorem os serviços respeitantes a menores delinquentes e em perigo moral, que introduzam na lei do inquilinato as alterações aconselhadas pela prática, e que modifiquem o sistema prisional, tornando-o menos dispendioso o mais eficaz para-os seus fins sociais.

Constituído numa hora de incertezas para alguns, o Governo não desencadeará, nem se deixará arrastar por paixões que o afastem da função que lhe compete na sociedade portuguesa.

Intransigente com a rebeldia e a desordem, será sereno, imparcial e conciliador sempre que dentro da ordem e dos bons princípios se lhe dirijam,.

Acentuadamente republicano no campo político, radical no campo económico e financeiro, jamais o Governo esquecerá que é a coerência entre os actos e as pala-

vras que melhor dignifica o Poder o o faz acreditar junto dos governados.

Não se arreceia da agitação que os últimos acontecimentos fizeram criar na massa do povo consumidor o trabalhador.

Uma atmosfera de crítica sã e o auxílio daqueles que norteiam a sua atitude pelo supremo interesso da Nação, militando embora sob diferentes bandeiras, só poderão servir de estimulante a bem trabalhar e a honrar compromissos livre e solenemente tomados desde o primeiro momento.

A forma democrática das instituições que nos regem poderá tornar espontaneamente mais intensa a agitação social, mas, aliviando a compressão das ideas em marcha, afastar-se há para bem mais lougo o perigo dos grandes colapsos que tudo subvertem e a ninguém poupam.

Os Governos têm de integrar-se nas verdades que a sua época consagra e, manifestadas as crises, têm como dever, da sua posição de equilíbrio, reajustar as forças dispersas, trazondo-as a uma mais proveitosa cooperação em prol da sociedade. — O Presidente do Ministério e Ministro das Finanças, Vitorino Máximo de Carvalho Guimarães».

O Sr. Catanho ! Meneses: — Sr. Presidente: em nornt deste lado da Câmara, tenho a honra de apresentar os meus cumprimentos e as minhas saudações ao Sr. Presidente do Ministério e aos seus ilustres colaboradores.

Ainda há pouco nós assistimos nesta Câmara a um caso que a todos emocionou. Refiro-me à retirada dos Senadores nacionalistas.

Retiraram, dando como razão que o Governo tinha sido constituído por fornia a contrariar absolutamente não só as praxes parlamentares, como a Constituição. Não tLve ocasião de nesse momento poder responder ao leader nacionalista, porque S. Ex.a entendeu que devia ausentar-se da Câmara, e eu não tive tempo, sequer, de, em nome deste lado da Câmara, .lhe apresentar as minhas despedidas e manifestar-lhe a saudade que nos deixavam, porquo sempre foram camaradas com os quais vivemos na mais cordial harmonia, guardando aquela linha de respeito que os parlamentares aqui do Senado sempre têm sabido guardar.