O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 3 de Marco de 1925

17

tenho nmita consideração pela grande sinceridade e -pela firmeza das suas .convicções. O Sr. Silvestre Falcão, o Sr. Pais Gomes e o Sr. Varela que comprometeu gravemente a. sua fortuna na propaganda da República.

Foram-so embora desiludidos.

Embora militom num campo muito contrário ao meu, não quero perder esta ocasião de .manifestar-lhes a minha consideração e estima.

Por outro lado, se olho para as bancadas ministeriais,, eu vejo, por assim dizer, uma espécie de bouquet de antigos monárquicos. Vejo ali uni visconde, e uraa espécie de prelado secular, o Sr. Ministro dos Estrangeiros, a-quem faço reparos péla maneira como se identificou com os hábitos romanos.

Mas não se assustem os chamados esquerdistas ou os conservadores com esta situação, porque isto de'meter aristocracia nos Governos não quere significar que estes vão para a direita.

Mirabeau era fidalgo, e foi um dos maiores propulsores da Revolução Francesa.

A ala avançada do bolchevismo russo foi constituída por fidalgos de primeira ordem.

Assim, era o célebre Kropotkiue que, quando eu tinha onze anos, estava em Paris à frente do movimento anarquista.

,1 Quem era Tolstoi que, com a sua filosofia, com o seu naturalismo místico, procurou levantar as classes baixas contra a aristocracia russa ? ^ Quem era o homem que -em 1790 fez missa1 de pontifical no altar da Pátria? "

Então, não tenham os esquerdistas receio dos homens que têm representação nos anais aristocráticos, porque isso não quere dizer qno eles não trabalhem e até que não trabalhem atíncadamente para fazerem sobresaír essa sua síiliência.

Não vou tratar, Sr. Presidente, da cons-titucionalidade ou inconstitucionalidade do Governo, porque isso são cousas entre família republicana e eu não tenho competência par# me meter nesses negócios.

Não sou. pois, por uns riem por outros. Há, porém, uma única cousa que eu registo e contra ela protesto, e essa é, realmente, inconstitucional.

É o facto de o Sr. Presidente da República abdicar de um direito que lhe pertence, qual é o de nomear Ministros',

pois quem na verdade os está nomeando-é o directório do Partido Democrático. . Um Chefe de Estado, seja rei ou Presidente, faz sempre :bem em ouvir as várias correntes de opinião; agora o que •nunca aconteceu foi preguntar a um directório quem havia de ser o Presidente do Ministério, e é contra este facto que eu protesto.

Lá se houve votos de maioria ou minoria, e se o Sr. Vitorino Guimarães votou ou não a moção do Sr. José Domingues dos Santos, disso não quero saber.

Dito isto, eu lamento que o Governo da Presidência do Sr. Vitorino Guimarães faça na sua declaração ministerial esta declaração:

Leu.

O legado ó bonito.

Este legado é terrível e, se o Sr. Vitorino Guimarães o aceita, está pronto, era uma vez.

. Os dois Governos que precederam o actual são os que têm dado mais machadadas vibrantes no regime republicano,, são os quo mais têm'colaborado na obra da restauração monárquica. Apresento, por isso, os meus agradecimentos a esses dois Governos.

Tirando um ou outro Ministro, e, nessa excepção, metOj por exemplo, o Si*. Ministro da Marinha, que se não tem preocupado em fazer política e é um militar às direitas, um elemento de ordem com qne se pode contar, que tem pontos do vista largos sobre o Ministério que dirige, como prova num livro que eu li; gesses Governos o que fizeram sob o ponto de vista financeiro e económico?

Fizeram a derrocada da confiança de toda a gente no Estado.

Modificou-se a divisa cambial h custa de artes complicadas e onerosas, ^mas o que é que isso se tem reflectido no custo da vida?

(j Entrou-se no caminho da compressão de despesas?

Hoje não há pão em Lisboa e quási têm .escasseado os géneros de necessidade mais urgente.