O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8

Diário 'das Sessões do Senado

mandou-o suspender e instaurar-lhe um processo disciplinar, e eu não podia deixar de manter essa deliberação.

Em seguida nomeou-se o sindicante; entretanto houve mudança de Ministério e houve demoras.

Tomei, em dada altura, as medidas precisas para que a sindicância se realizasse o mais breve possível.

Corn relação ao caso Malheiro Reimão, esperam-se que venham do Brasil depre-cadas para ali enviadas para que o processo respectivo siga os seus trâmites.

Com respeito à sindicância à Casa da Moeda, não me compete a mim tratar do assunto, mas comunicarei ao Sr. Ministro das Finanças as considerações feitas.

O orador não reviu.

O Sr. Griol Pena: —Sr. Presidente: sendo a primeira vez que vejo presentes dois Srs. Ministros, ao mesmo tempo nossos colegas, envio a S.Ex."s os meus cumprimentos, por os ver nesse alto lugar.

Quero chamar a atenção do Sr. Ministro da Instrução para uns factos que se me afiguram muito ratões e que se passam com serviços feitos na Escola Politécnica, parte da Universidade do Lisboa.

Causa-me muita estranheza que o boletim meteorológico que deveria ser afixado em diversos pontos da cidade, c era também afixado num dos portões da Escola Politécnica, há já nove meses não tenha sido substituído ou actualizado, estando ainda ali exposto um de Junho ou Julho de 1924.

E muito extraordinário que ainda não desse à luz, porque, salvo erro, é de Julho do ano passado.

Chamo a atenção de V. Ex.a para este facto, por me parecer indecoroso que num estabelecimento scientifico daquela natureza, se ainda existo a repartição ocupando-se dèstos serviços, se não tenha o serviço em dia, ou, só essa repartição deixou de existir, se não faça desaparecer esse papel, já com a idade apreciável de 9 meses.

Informe-se V. Ex.a e poderá verificar ser verdadeiro o facto.

Quero também chamar a atenção de Y, Ex.a para outro facto muito estranho que se dá no mesmo edifício. "

Uma. dependência da Escola Politécnica, logo junto à entrada principal, anti-

gamente era destinada ao serviço do guarda, serve agora de armazenagem de caixotes, creio que de particulares.

£ Concessão feita-por alguém a alguma pessoa ou simples abuso?

Não sei.

Ssrão talvez os armazenistas muito bons republicanos, mas é lamentável, como já disse, estar ou ter. estado, uma parte desse edifício servindo para guardar caixotes em benefício de particulares ainda que possam ser excelentes republicanos.

Chamando assim a atenção dos Srs. Ministros que pela primeira vez vejo presentes, estando no uso da palavra, desejo não deixar passar mais tempo sem protestar daqui contra um decreto em que S. Elx.as têm ambos as suas assinaturas, o que, invocando uma autorização concedida em tempos ao Governo para fazer determinadas cousas, autorização'prescrita, visto já ter sido retirada, contém matéria em vigor unicamente da atribuição do Poder Legislativo.

Esse decreto não está em discussão, creio não foi ainda discutido ou comentado na Câmara dos Deputados, mas isso não ó razão para não protestar, e desde já contra ele tomando a minha posição de ataque.

E um verdadeiro decreto de ditadura, abusando do uma autorização já extinta, publicando disposições contra a Constituição, chegando a verdadeiras monstruosidades.

Estamos a alimentar uma fogueira desgraçada.

Parece que há no Governo o propósito de estar a irritar todas as classes perturbando todos os serviços, confundindo e baralhando tudo e todos.

Faça-o, embora, visto dispor da maioria e da força, mas não sem o nosso vigoroso protesto.

Como me está a ser- muito penoso falar, por estar bastante rouco, como V. Ex.a vê, fecho aqui as minhas considerações.

O Sr. Ministro da Instrução Pública (Xavier da Silva): — Devo dizer que ignoro, mas vou indagar, o que deu causa a suspender-se a afixação diária do boletim meteorológico.