O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

12 DE FEVEREIRO DE 1942 206-(35)

MINISTERIO DA GUERRA

35. Apesar dos acontecimentos calamitosos em que se encontra envolvido o mundo e das tremendas incertezas que ensombram o dia de amanhã, foi possível manter em nível quási normal a despesa ordinária do Ministério da Guerra. O reforço das despesas deu-se no capítulo das extraordinárias. Os números relativos a 1940 acham-se discriminados pelos diversos organismos que dele fazem parte, no quadro seguinte, em contos:

(Ver tabela na imagem)

(a) Em 1938 passaram a favor parte do capítulo relativo aos quadros extintos.
(b) Compreende: quadro dos serviços auxiliares do exército, sub-chefes e músicos de bandas de música, quadro dos amanuenses do exército e praças dos serviços especiais do exército.

36. As modificações mais notáveis, assinaladas no quadro, deram-se na 2.ª Direcção Geral, que passou de 23:962 contos para 2:092, e nos serviços gerais, que passaram de 400 contos para 44:986. Na verdade o que se deu foi a transferência de despesas gerais, que anteriormente se contabilizavam na 3.ª Direcção Geral, para o capítulo relativo a serviços gerais.
A verba dessas despesas assume êste ano a forma seguinte, em contos:

(Ver tabela na imagem)

O aumento deu-se, essencialmente, na rubrica de material, como era de prever. Semoventes e armamento formam a parte mais importante do acréscimo notado.
Tirando a aeronáutica, saúde militar e instrução de tropas, deram-se economias em quási todas as outras rubricas, algumas de, relativamente, grande importância.
Na arma de infantaria mantiveram-se as verbas de pessoal, tanto em oficiais como em praças, nestas últimas com o reforço da verba destinada a alimentação, que subiu de 10:750 contos em 1939 para 12:400 em 1940. Houve em toda a despesa desta arma a economia de cerca de 2:000 contos.
A despesa total da artilharia desceu 4:780 contos, tudo nas despesas gerais da arma, por virtude de não se terem repetido em 1940 gastos de 5:711 contos em semoventes, como em 1939.
A demihuïção na arma de cavalaria foi de 8:600 contos, números redondos, também por se não terem repetido em 1940 as verbas relativas a conservação de material semoventes.