O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

808-(28) DIÁRIO DAS SESSÕES - N.º 100

[Ver Tabela na Imagem]

Nota-se o enorme caminho andado entre 193,2-1933, por exemplo, e 3945. A despesa subiu 1.081:227 contos.
Para melhor aclarar este assunto convém discriminar a despesa pelas três grandes divisões dos encargos do Estado: a dívida pública, os Ministérios e os encargos gerais, que incluem as pensões, reformas e outras que se estudarão adiante. Os números totais são os que seguem:

[Ver Tabela na Imagem]

8. Finalmente, há vantagem em entrar uni pouco mais fundo na evolução dos gastos públicos durante o longo período que está a ser analisado para fazer melhor ideia do conjunto do destino das receitas do Estado. Procurou-se elaborar um quadro que permita, por simples exame, dar o Ministério onde mais se acentuou o aumento, porque, em relação a 1930-1931, todos o tiveram, com a simples excepção de uma menor valia sem interesse no Ministério das Colónias. Os números são:

[Ver Tabela na Imagem]

Esta tabela exprime claramente a evolução da despesa no início da reorganização financeira no período anterior à guerra e no ano sujeito a estudo. Mostram-se, em verba global, as maiores valias de cada um dos