O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

288-(l36) DIÁRIO DAS SESSÕES - N.º 132

Durante a guerra a importação continuou a crescer; foi de 55:000 contos em 1943, 73:000 em 1944 e 105:000 em 1946.
A saída de artigos de seda foi sempre muito baixa e atingiu o máximo de 14:000 contos em 1946, incluindo as remessas postais.
A grande importação de seda deu-se no fio (68:436 contos) e nos tecidos (24:512 contos), e atrás se mencionou já a necessidade de resolver o problema da fiação.
A Suíça, no fio e tecidos, e a Espanha, em fios, foram os dois principais fornecedores. Quase toda a pequena exportação de seda se faz para as províncias ultramarinas.
Dos outros produtos têxteis exportaram-se em 1946 perto de 239:000 contos, o que representa, na verdade, um grande aumento. Quase tudo se deu, porém, nos bordados da Madeira e Açores.
Esta verba pode decompor-se assim, em contos:

QUADRO LIV

Exportação de diversos produtos têxteis

[Ver Quadro na Imagem]

73. A saída de produtos têxteis faz-se também, em relativamente larga escala, por via postal. Por esta via, e não incluídos os números atrás citados, exportaram-se mais os seguintes produtos em 1938 e 1946:

QUADRO LV

(Contos)

[Ver Quadro na Imagem]

Vê-se que em 1946 os bordados da Madeira pesaram, em cambiais, na balança de pagamentos cerca de 236:000 contos, que se comparam muito favoràvelmente com outros produtos.
Depois dos vinhos, cortiças, conservas e madeiras, os bordados ocupam um lugar proeminente. Mas esta indústria regional tem intermitências que conviria estudar e corrigir, em virtude da sua importância.

III

Produtos alimentares

74. Este é um dos capítulos de maior influência na balança comercial. Os números que definem a importação e exportação de substâncias alimentícias são os que seguem, em toneladas e contos-ouro:

QUADRO LVI

Exportação de produtos alimentares

[Ver Quadro na Imagem]

O comércio internacional das substâncias alimentícias tem para o País uma grande importância.
Até ao princípio da guerra raras vezes o valor das exportações de produtos alimentares desceu abaixo de metade da exportação total.
Mas durante o conflito tornou-se anormal o valor de certos minérios, e então, no conjunto, a proporção das substâncias alimentícias desceu. Logo, porém, que começaram a desaparecer as causas acentuou-se a sua importância.