O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

288-(166) DIÁRIO DAS SESSÕES - N.º 132

Pessoal e material

11. Uma das grandes despesas é a que diz respeito a pessoal que somava em 1946 cerca de 121:600 contos. As verbas mais importantes referem-se aos organismos relacionadas com os cereais, farinha e panificação, vinhos, produtos pecuários e lavoura.
A despesa de pessoal distribui-se do modo que segue, em contos, pelas diversas actividades:

[Ver Tabela na Imagem]

Desta quantia correspondem 5,26 por cento a pessoal dirigente, 72,62 por cento ao restante pessoal, 4,48 por cento a ajudas de custo e 17,64 por cento a outras despesas.
O que parece ser de vantagem corrigir, dentro do mais curto espaço de tempo, é o sistema usado no pagamento de pessoal, visto haver grandes divergências. Estas e outras anomalias dizem respeito a quadros e a categorias no funcionalismo.

12. Quanto a material, a maior verba refere-se a imóveis, móveis e veículos. Os 23:615 contos gastos podem dividir-se conforme vai especificado na tabela seguinte.

[Ver Tabela na Imagem]

Dividiram-se as verbas de imóveis, móveis e veículos do modo seguinte:

[Ver Tabela na Imagem]

Nos veículos as duas verbas mais importantes, além das mencionadas, referem-se a produtos pecuários (383 contos) e outros produtos agrícolas (313 contos).

Diversos encargos

13. Não é fácil fazer a destrinça de muitas e variadíssimas verbas que necessitam de ser examinadas. Foram incluídas em diversos encargos e dentro deles alinhadas por vários subtítulos que exprimem à primeira vista a sua utilização. Não é perfeito este método, mas parece ser o que melhor responde ao fim em vista.
Para ter a noção do que recai sobre cada actividade convém discriminar a despesa de cada uma delas, como se faz no quadro que segue:

[Ver Quadro na Imagem]