O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

28 DE MARÇO DE 1952 608-(33)

70. O imposto sobre a indústria da pesca manteve-se, atingindo 52 mil contos - o nível de 1947.
O imposto mineiro também diminuiu, o que até certo ponto é de admirar, dada a procura de minérios estratégicos durante o ano.
O imposto ferroviário está a desaparecer. Não passou de 69S contos; já foi de 16 mil contos nalguns anos.
Em compensação o imposto de camionagem atingiu 53 mil contos, um largo salto em relação a 1949 e ainda mais largo em relação a anos anteriores.
O imposto sobre espectáculos atingiu quase 18 mil contos (17:900).
Este imposto tem subido sempre, em parte devido a maiores valias nas receitas dos cinemas, como se verifica no quadro seguinte, em contos:

[ver tabela na imagem]

IV

TAXAS

71. O produto das taxas subiu para 286:757 contos, como pode verificar-se no quadro que segue:

[ver tabela na imagem]

Deram-se melhorias sensíveis nalgumas delas - como nos serviços da marinha mercante, nos serviços do fomento, nas multas e nos serviços administrativos-, que compensaram a descida noutras. No conjunto houve o aumento sensível em todo o capítulo, que se arredondou em cerca de 18:300 contos e que elevou o total deste imposto para o máximo desde o início da reforma financeira.

72. O acréscimo mais pronunciado foi nos serviços administrativos, que compreendem grande número de verbas e representam uma percentagem importante no total do capítulo.
No quadro seguinte inscreveram-se algumas taxas. Mostram-se, sobretudo nos emolumentos, grandes discrepâncias. O produto das multas ainda aumentou bastante.

[ver tabela na imagem]