O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6 DE ABRIL DE 1957 592-(17)

fixo bruto em cada ano pode ter o efeito de retardar o desenvolvimento do produto nacional bruto, através do qual se mede o nível de vida.
Dadas as repercussões várias que o problema tem no conjunto da economia nacional, conviria fazer um estudo pormenorizado sobre o assunto - não apenas na habitação citadina, mas até, e com muita razão, nas condições que prevalecem nos pequenos aglomerados, onde indubitavelmente há uma grande obra a realizar.

Progresso na construção

21. O progresso da construção nos últimos anos pode avaliar-se pelo exame dos números seguintes:

[Ver Tabela na Imagem]

Embora se possa obter, no quadro, a superfície coberta e o número de pavimentos e de edifícios, haveria grande vantagem em tentar conhecer, embora grosso modo, o custo distribuído por pavimento e por área e até por tipo de construção. A razão decorre naturalmente da necessidade de orientar os investimentos nos anos mais próximos, em que se presume haverá necessidade de inverter somas consideráveis em obras de rendabilidade assegurada. Só a harmonia na distribuição do investimento poderá levar a melhorias importantes no produto nacional bruto.

Prédios e contribuintes

22. Viu-se o progresso da construção nos últimos anos. Vejamos agora o progresso do total do número de prédios urbanos, dos rendimentos colectáveis produtivos ou isentos.
No quadro seguinte dá-se a evolução nos dois- últimos anos - 1954 e 1955.

[Ver Tabela na Imagem]