O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1054 I SÉRIE - NÚMERO 30

O Sr. Carlos Lage (PS): - Obrigado, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - O Sr. Deputado Carlos Brito ainda deseja usar da palavra?

O Sr. Carlos Brito (PCP): - Sr. Presidente, a questão que queria levantar está ultrapassada, visto que, na nossa opinião, era duvidoso que pudéssemos continuar os nossos trabalhos com as galerias encerradas.

O Sr. Presidente: - Tem agora a palavra o Sr. Deputado Duarte Chagas. O seu partido dispõe de 1 minuto.

O Sr. Duarte Chagas (PSD): - Sr. Presidente, o Grupo Parlamentar do PPM cede-me os 5 minutos a que tinha direito neste período suplementar.

O Sr. Presidente: - Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Duarte Chagas (PSD): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Fiquei, digo-o com sinceridade, estupefacto com a intervenção que a Sr.ª Deputada do Partido Comunista aqui fez acerca das eleições de Ourique.

Vozes do PCP:- Ah!

O Sr. Carlos Brito (PCP): - Ainda há-de ouvir mais!

O Orador: - Mas se fiquei com esse estado de espírito isso deve-se, também e ainda mais, ao facto da intervenção ter sido feita por uma deputada licenciada em Direito, o que torna ainda mais gratuitas as afirmações proferidas há pouco.
Disse a Sr.ª Deputada que as eleições de Ourique tinham-se traduzido numa esmagadora vitória do Partido Comunista Português.

A Sr.ª Odete Santos (PCP): - Esmagadora, não!

O Sr. Carlos Brito (PCP): - Não disse isso!

O Orador: - Sr.ª Deputada, por amor de Deus, as eleições em Ourique, que foram legitima e legalmente impugnadas no órgão judicial competente, foram ganhas pela APU com a escassa margem de 60 votos e não por uma esmagadora maioria.

Vozes do PSD: - Muito bem!

A Sr.ª Odete Santos (PCP): - Eu não disse esmagadora!

O Orador: - Referiu também a Sr.» Deputada os. caciques locais e que o povo de Ourique é na sua maioria APU. Isso é redondamente falso! O povo de Ourique, nestes últimos 8 anos de vida democrática do pós-25 de Abril, tem sistematicamente apoiado o Partido Social--Democrata e no próximo dia 16 ele saberá dar resposta àqueles que ao longo de toda a sua vida, e não só nos últimos 8 anos, têm sabido dedicar todo o seu zelo, esforço e dedicação em prol das gentes da sua terra.

Aplausos do PSD.

Vozes do PCP: - Mentiroso!

O Orador: - Eles não são caciques locais, eles não são aqueles médicos que o PCP no dia das eleições ou na véspera das eleições coloca nos concelhos do Alentejo para, gratuitamente e com profunda abnegação,* assistir às populações.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Só é pena que os médicos do Partido Comunista Português não apareçam no concelho de Ourique e na freguesia de Sanfana da Serra durante o ano, repetindo assim o exemplo do Dr. Semedo, que gratuitamente cuida dos que dele precisam na terra onde vive e nasceu.

O Sr. Mário Tomé (UDP): - Trabalha de borla..., já está cheio de «taco»!

O Orador: - AU é que eu gostava que o PCP mostrasse abnegação!

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Não compreendo, isto não cabe na cabeça de ninguém (nem no indivíduo mais leigo, quanto mais numa advogada), como é que se pode pôr em causa um acórdão proferido por um tribunal judicial. Pergunto-lhe: acha legal, legítimo, verdadeiro, pôr em causa uma sentença da Relação de Évora que está de harmonia com a sua competência e com o seu âmbito? Será que na sua cabeça não há lugar às impugnações? Será que tudo está certo e que não há lugar às leis que prevêm as impugnações?
O povo de Ourique, Sr.» Deputada, é um povo na sua generalidade modesto, a população de Ourique, que apoia o Partido Social-Democrata, é de francos recursos e o Partido Social-Democrata naquela zona também, não tem muitos recursos, ao contrário do que acontece com o Partido Comunista, que gastou milhares de contos durante a campanha eleitoral...

Vozes do PCP: - Eh!

O Orador: - Nós gastámos escassas dezenas de contos e eu estou à vontade para lho dizer visto que sou presidente da distrital de Beja do Partido Social-Democrata. Enquanto nós gastámos poucas dezenas de contos, os senhores gastaram milhares e milhares de contos ao longo do ano em propaganda eleitoral no concelho de Ourique.

Aplausos do PSD.

Cada cartaz custa 850S e os senhores colaram nas paredes centenas e centenas de cartazes.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Os senhores pensam que só através do poder económico é que poderão ganhar as eleições em Ourique, mas o povo de Ourique, no próximo dia 16 de Janeiro, saberá dar-vos a resposta e o Partido Social-Democrata mais uma vez vai ser o vencedor das eleições.

Aplausos do PSD e do PPM.

A Sr.ª Helena Cidade Moura (MDP/CDE): - Sr. Presidente, peço a palavra.