O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

260 I SÉRIE - NÚMERO 10

professores como até - pasme se - ganham muito menos que os seus colegas. Esta conivência com tal estado de coisas é um acto escandaloso que deve fazer corar de vergonha quem o sustenta e até quem como os o deixa executar.

Vozes do PSD:- Muito bem!

O Orador: - Srs. Deputados corremos o risco de nos transformarmos em algozes onde penso deveremos ser juízes.
Algozes sim Srs Deputados porque viramos a nossa indiferença contra estes dirigentes. Que crime cometeram ou estão a cometer esses senhores.
Apenas um no meu entender ser em com total dedicação e lealdade as funções em que estão empossados esquecem se do horário de trabalho não se lembram que tem amigos e familiares são escravos do dever.
Sr Ministro da Educação V. Ex.ª não parece completamente isento de culpas nesta injustiça e muito menos nela me parece coerente com tudo quanto tem lido em prol da educação deste país.
Pergunto ao Sr Ministro da Educação o seguinte:

Apesar dos delegados directores subdirectores e sub delegados escolares estarem a ser subalternizados como classe dirigente que e de professores dos ensinos pré primário e primário alguma vez por culpa deles os professores deixaram de receber a tempo os seus ordenados?
Apesar do enorme descontentamento que V. Ex.ª sabe existir nestes dirigentes alguma vez a colocação de professores deixou de fazer se a tempo e a horas?
Apesar deste estado de incerteza e profunda mágoa em que estão estes dirigentes alguma vez tentaram sequer deixar mal os serviços centrais do Ministério da Educação?
Apesar do estado de revolta e quase desespero em que estão estes dirigentes alguma vez se recusaram a fazer horas extraordinárias não remuneradas ou a dispor do seu tempo de descanso para cumprir prazos que à ultima hora o Ministério quis impor?
Somos por convicção um homem de paz e defensor da ordem institucional e publica. Por isso custa-me em ficar que só os que bradam na praça publica os que se amotinam e juntam às portas das sedes do Poder e que conseguem seus intentos enquanto os cumpridores os ordeiros e pacíficos ficam à espera de que alguma migalha sobre da compreensão dos que mandam.

Uma voz do PSD:- Muito bem!

O Orador - E injusto Srs Deputados.
E injusto Sr Ministro da Educação.
Sr Presidente Srs Deputados perguntemo-nos com honestidade se a Nação que representamos esta a comportar-se como pessoa de bem.
Perguntemos aos milhares de professores do ensino básico se estão contentes por verem os seus colegas dirigentes numa situação tão humilhante?
As respostas são facilmente calculáveis e pena é que nós deputados da Nação as não tivéssemos sabido votar.
Diz o povo na sua eterna sabedoria que uma de graça nunca vem só Camões disse o mesmo por estas palavras:

Perdigão perdeu a pena
Não há mal que lhe não venha

Risos.

Imaginem Sr. Presidente, e Srs. Deputados que a administração permitiu que, alguns destes dirigentes pudessem optar entre o seu vencimento e o de professor na docência. Como este e o maior os que puderam optar fizeram no engolindo no opróbrio e na sua susceptibilidade de dirigentes a necessidade da subsistência.
Pois Srs Deputados depois de autorizado a receberem - alguns receberam durante uns tempos- agora a nossa zelosa administração pública obrigou-os a repor a diferença.
Mas há mais.
Estes dirigentes não puderam inscrever-se no sindicatos dos professores porque foram considerados patronato. Por isso foram obrigados a fazerem eles mesmos uma associação para se defenderem das arbitrariedades da entidade patronal que disse para integrar.
Como associação tem sido recebidos pot altos funcionários do Ministério da Educação e por alguns membros do Governo. E todos dizem coisas agradáveis marcam resoluções dos problemas para daí a dias.
Só que os dias passam a meses e estamos a anos. E esses dirigentes não se rebelam.
Cumpriram como sempre cumpriram zelosamente as suas obrigações. Estão dependurados em promessa que entenderam feitas por pessoas de bem.
Estes dirigentes Srs. Deputados por mérito próprio e até a convite de entidades superiores tem apresentado projectos e anteprojectos de legislação que resolva o caso.
Só que ficam dormindo na paz dos que em alma podem dormir tranquilamente.
Sr. Presidente Srs. Deputados: Só mais um apontamento. Os subdelegados os delegados os subdirectores e os directores escolares não são quadros políticos. O esclarecimento fica feito para que se não confunda equipa que governa com equipa técnica.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Sr. Presidente Srs. Deputados Através desta Câmara requeri elementos substantivos sobre este impasse porque se há coisas que mais me ferem são a insolência gratuita e a injustiça. E não face caso destes casos - desculpem m a redundância - e uma intolerância e uma injustiça que brada aos outros.
Recebi como resposta aquela desculpa burocrática a de que se estava a aguardar legislação foi-me pela primeira vez confrontado com a impotência dos que procurando a razão legal das atitudes dos serviços são sempre servidos com esta aridez.
Algo vai mal neste capitulo e urge esclarecimentos muita coisa no que concerne as desculpas pseudo encapotadas da nossa administração.
Dizem agora que se espera pela Reforma Sousa Franco como melhor dizendo que o melhor e esperar pela Regionalização dos Serviços do Ministério da Educação como daqui a tempos me irão dizer que esperemos pela Integração Plena na CEE !