O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1654 I SÉRIE - NÚMERO 47

coes, é muito importante para nós, portugueses, porque é importante para o povo de Timor Leste.

Aplausos gerais.

Antes de dar a palavra aos Srs. Deputados inscritos para pedir esclarecimentos, quero lembrar que, hoje, vamos aplicar o novo Regimento da Assembleia da República, que regula esta matéria de forma diferente do anterior.
Assim, para o Deputado respondente, estão consagradas duas possibilidades: ou responde pergunta a pergunta, e disporá de três minutos, o que se verifica também em relação à intervenção do Deputado interrogante, ou junta as respostas, não podendo exceder, neste caso, cinco minutos. Esta matéria está clarissimamente fixada no Regimento da Assembleia República, que se aplica boje, pela primeira vez.
Feita esta prevenção geral, devo dizer que vou ser rigoroso no uso dos tempos.
Para pedir esclarecimentos ao Sr. Deputado António Filipe, tem a palavra o Sr. Deputado José Cesário.

O Sr. José Cesário (PSD): - Sr. Presidente, Sr. Deputado António Filipe, lamento profundamente não poder felicitá-lo pela intervenção que realizou.
V. Ex.ª, na sua ânsia do catastrofismo e do derrotismo, ficou cego e, numa avaliação bem benevolente, devo dizer-lhe que obteve um estrondoso, um concludente chumbo na sua intervenção.

A Sr.ª Ana Maria Bettencourt (PS): - Isso já não existe, Sr. Deputado.

O Orador: - V. Ex.ª foi incapaz de perceber que a educação é, hoje, um processo dinâmico que não se compadece com populismos e demagogias.
V. Ex.ª foi incapaz de entender que a educação, hoje, não se pode resumir apenas ao papel do Estado, ...

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: -... pelo que trouxe aqui uma visão meramente estatista em relação ao processo educativo e à reforma educativa.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Dir-lhe-ia que no momento em que os dinossauros saem do nosso país ainda cá deixam algumas recordações.

Aplausos do PSD.

O Orador: - Sr. Deputado António Filipe, V. Ex.ª proeurou caracterizar o sistema educativo e fazer uma análise do seu estado, mas esqueceu completamente a mudança que nele se operou.

O Sr. José Calçada (PCP): - Para pior!

O Orador: - E talvez seja isso que lhe dói, porque, ao apresentar determinadas críticas, não faz mais do que lamentar as mudanças que entretanto se operaram.

O Sr. José Calçada (PCP): - Para pior!

O Orador: - V. Ex.ª parece desconhecer a abertura que a escola tem hoje para o meio envolvente e a abertura que se procura conquistar, não a limitando apenas às suas paredes, aos seus muros...

O Sr. José Calçada (PCP): - Quando têm!

O Orador: -... e à vida das pessoas que estão dentro dela.
V. Ex.ª parece desconhecer o papel do professor em Portugal, actualmente, com uma carreira profundamente valorizada e virada para o futuro.

O Sr. Carlos Coelho (PSD): - Muito bem!

O Orador: - O Sr. Deputado desconhece o significativo aumento dos recursos postos à disposição da educação e da reforma e, fundamentalmente, omite o papel do aluno como centro de todo o sistema educativo. E essa é a questão que está em causa.

O Sr. Carlos Coelho (PSD): - Isso é que é grave! O Sr. José Calçada (PCP): - Gravíssimo!

O Orador: - É que V. Ex.ª é incapaz de perceber que o sistema só funciona em função dos alunos e porque existem alunos!

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Sr. Deputado, será possível que V. Ex.ª fale em escolas sobrelotadas e esqueça completamente o intenso esforço de construção, de reparação e de aumento do parque escolar que se verificou nos últimos anos?

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, terminou o seu tempo. Tem de concluir.

O Orador: - Termino já, Sr. Presidente.
Será possível que se tenha esquecido da construção de 183 novas escolas e de mais de 5000 novas salas de aula para os ensinos básico e secundário?

Vozes do PSD: - É verdade!

O Orador: - Será possível que se tenha esquecido do esforço de dialogo...

O Sr. José Calcada (PCP): - Vide polícia!

O Orador: -... do Ministério da Educação no sentido do alargamento dos quadros de professores e de uma maior profissionalização dos mesmos?

O Sr. Presidente: - Peco-lhe para concluir, Sr. Deputado.

O Orador: - Vou terminar, Sr. Presidente, lamentando profundamente o pendor da intervenção do Sr. Deputado António Filipe e dizendo apenas que estamos hoje aqui para discutir real e verdadeiramente as questões educativas e não para nos deixarmos arrastar para a chicana parlamentar, porque ela, com certeza, não será útil nem à reforma, nem à imagem deste Parlamento.

Aplausos do PSD.