O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3278 I SÉRIE - NÚMERO 1101

omitindo a revalorização havida até ao fim de l992 e o facto de a desvalorização Ter sido exclusivamente desde Janeiro de 1993 até ao presente momento.
Sr. Deputado Rui Rio numa Segunda vertente da sua intervenção V. Ex.ª referiu que para o PSD a existência de um problema.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - No entanto não vejo a preocupação do PSD perante 335 000problemas número de desempregados registado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional. Não são um são 335 000 problemas.

Vozes do PCP: - Muito bem!

O Orador: - ... aos quais afinal o PSD e o Governo não dão resposta.

Vozes do PSD: - Não é esse o número, Sr. Deputado!

O Orador: - Os Srs. Deputados põem-no em causa mas agora não vou discutir se este número de desempregados efectivos em Portugal por falta de tempo. De qualquer modo Sr. Deputado pelo menos pense o seguinte mensalmente o número de novos inscritos como desempregados tem rondado os 25 000. Este dado não fez ao menos pensar um bocadinho antes de dizer aquilo que disse que é completamente errado?

Aplausos do PCP.

Sr. Presidente: - Para responder se assim o desejar tem a palavra o Sr. Deputado Rui Rio.

O Sr Rui Rio (PSD): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Octávio Teixeira, em primeiro lugar, eu não disse que a desvalorização mostrava a linha correcta do Governo. Não disse isso!

Vozes do PCP e do PS: - Ah!

O Orador: - O que eu disse foi que a estabilidade cambial mostrava alinha correcta do Governo. Este é o primeiro aspecto.

ozes do PSD: - Muito bem!

O Sr. Octávio Teixeira (PCP): - Não diga isso!

O Sr. Ferro Rodrigues (PS): - É falso!

O Orador: - Segundo aspecto nos ligeiros acertos havidos na moeda portuguesa não foram motivados por Portugal, mas sim por reajustamentos do Sistema Monetário Europeu .

O Sr. Octávio Teixeira (PCP): - Não diga isso! Isso é falso!

O Orador: - Portugal limitou-se a acompanhar como aliás, os senhores sempre desejaram e reclamaram.

Vozes do PSD: - Claro!

O Orador: - Relativamente à evolução dos câmbios de 1991 até hoje ou de Agosto de 1992 até hoje é rigorosamente a mesma coisa segundo o gráfico que aqui tenho é rigorosamente a mesma coisa, porque em Agosto de 1992 os níveis estavam iguais a Dezembro de 1991.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - O terceiro aspecto é relativo aos centros de emprego.
Srs. Deputados estes centros registam as pessoas que os procuram, mas, depois não dão de imediato baixa quando essas mesmas pessoas obtêm um emprego. Daí que as listagens sejam normalmente sempre empoladas. Ora o que é preciso é isso o que o centros de emprego estão a fazer é haver verificação física das pessoas.

O Sr. Ferro Rodrigues (PS): - Já fizeram!

O Orador: - Sr. Deputado quando assim acontecer até posso dar-lhe casos curiosos - o desemprego poderia Ter baixado quando na realidade subiu.
Portanto num quadro de competência; vamos escolher as estatísticas que realmente são feitas para isso as do Instituto Nacional de Estatística que são elaborados nos mesmos termos em que toda a Europa faz. Não vamos confundir os portugueses com essa matéria.
Sr. Deputado Ferro Rodrigues, por acaso, sabia que tinha uma divergência política com o Sr. Deputado António Guterres mas agora verifiquei que também tem o Sr. Deputado António Borges.

O Sr. Ferro Rodrigues (PS): - Quem é o Deputado António Borges?

O Orador: - Quando o mérito da minha intervenção de vir defender o Sr. Ministro das Finanças visto o apoio ser mérito, devo dizer que muito mais mérito tem V. Ex.ª que não apoia o Sr. Deputado António Guterres dentro do seu partido e o vem defender aqui.

O Orador: - Realmente, nesse ponto tem muito mais mérito do que eu.

Aplausos do PSD

Quanto ao desemprego devo dizer-lhe ainda, Sr. Deputado, que este é um problema
Sério. Está a aumentar em Portugal não tanto na Europa mas está realmente a aumentar, pelo que é preciso tomar medidas, e o Governo vai apresentar um pacote em sede de Concertação Social para obviar esta questão. Agora o que o desemprego
Não tem é taxas que V. Ex.ª diz que no fim do ano a taxa de desemprego será de 10% mas a que preconizava era de 30%. Era esta a oportunidade política que VV. Ex.ªs queriam, mas que não irão Ter porque a taxa de desemprego não irá ser de 30% de 20% de 10% de 19% de 8% , nem mesmo de 7% . É isso que V. Ex.ª pode escrever e dizer ao Sr. Deputado António Guterres, para não continuar nesta cruzada de malfazer - digo mal fazer porque a anda a desinformar os portugueses.