O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

9 DE DEZEMBRO DE 1994 699

O Sr. Manuel Alegre (PS): - Muito bem!

O Orador: - ... para se defender dos criminosos; que estão fora das prisões e fora das grades,..

Aplausos do PS.

...ºu que não tem, ela ou a sua família, o privilégio da se deslocar em carros à prova de bala rodeados por uma multidão de guarda-costas pagos pelos dinheiros públicos,...

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - ...exige uma resposta nacional ao gravíssimo problema da insegurança nacional.

Aplausos do PS.

O Orador: - Os meios e a qualidade das polícias devem ser melhorados. Ainda este ano propomos, em sede orçamental, transferências de verbas da dotação provisional para reforço de dotações na prevenção e combate à delinquência e criminalidade. Mas melhor seria aplicar no combate à criminalidade, por exemplo, os 7 milhões de contos de dívidas aceites por Portugal para sustentar o esforço de guerra em Angola, ou, ainda, inverter situações irracionais como aquela que faz empenhar mais efectivos na segurança pessoal do Primeiro-Ministro do que no Gabinete de Planeamento e de Coordenação do Combate à Droga.

Aplausos do PS.

Para que haja menos crime no País é preciso que haja mais polícia nas ruas, que a polícia esteja mais perto do cidadão, que seja mais correcta com as pessoas de bem e mais eficaz na perseguição aos criminosos, que sejam criadas áreas de emergência em certas zonas urbanas e Suburbanas.
É preciso evitar que a droga invada as cidades, as escolas, os quartéis, os cafés, as discotecas, as ruas, as praças e os jardins.

O Sr. Silva Marques (PSD): - Esqueceu-se do Largo do Rato...!

O Orador: - É necessário agir com determinação e proceder ao desmantelamento dos gangs, é necessário vigiar a nossa fronteira; e necessária uma escola sã, exijam segurança ao seu redor, com informação sobre os malefícios da droga e com uma adequada gestão do despeito e dos tempos-livres; é necessário um empenhamento completo dos cidadãos e do Estado contra o crime organizado.

O Sr. Manuel Alegre (PS): - Muito bem!

O Orador: - São necessárias firmeza, convicção e coragem.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Não desistiremos desta batalha!
Enquanto houver criminosos à solta não viveremos tranquilos! Enquanto houver mães espancadas pelos próprios filhos para pagar e adquirir droga aos traficantes, Portugal nunca será uma sociedade de liberdade e de justiça.

Aplausos do PS.

O Sr. Silva Marques (PSD). - E o que é que o senhor fez enquanto foi Ministro da Administração Interna?

O Sr. Presidente: - Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Ministro da Administração Interna.

O Sr. Ministro da Administração Interna (Dias Loureiro): - Sr Presidente, Srs. Deputados: Esta iniciativa do PS poderia ser importante, pois debater nesta sede as questões da segurança em Portugal poderia ser, de facto, positivo. Mas, para isso, é necessário uma coisa, que tenhamos todos nós, agentes parlamentares, uma atitude de seriedade.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Sr. José Magalhães (PS) - E não teve?

O Orador: - ... e, infelizmente, o discurso que acabei de ouvir do Sr. Deputado Jaime Gama, que não é qualquer pessoa mas, sim, o líder da bancada socialista, não trouxe para este debate nada de sério.

Vozes do PSD:- Muito bem!

O Orador: - O que o Sr. Deputado Jaime Gama acabou de fazer foi um exercício da mais despudorada demagogia.

Aplausos do PSD.

O Sr. Deputado não hesitou, com base em números que não leu ou que não fundamentou, em lançar o alarme,...

O Sr. José Magalhães (PS): - O alarme já está lançado!

O Orador: - ...num tema tão importante como o da segurança, para a sociedade de um modo geral; não hesitou em dar a entender, nas linhas e entrelinhas, que, em Portugal, nesta matéria, estamos pior do que os Estados Unidos da América;...

Vozes do PSD: - É uma vergonha!

O Orador: - .. não hesitou, na mais despudorada demagogia, em apresentar como solução para o combate à droga, o simples retirar da segurança ao Primeiro-Ministro e afectar esses elementos ao Gabinete Coordenador de Segurança ou ao Gabinete de Combate à Droga.
Isto, Sr. Deputado, chama-se demagogia, como eu mais detalhadamente tentarei demonstrar daqui para a frente.

Aplausos do PSD.

A primeira coisa que eu gostaria de dizer, Sr. Deputado, é que se hoje as questões de segurança, no nosso país, têm a relevância que têm é, sobretudo, por uma razão porque o Governo as trouxe questões para a ribalta política,...

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - ... quando definiu uma política, coisa que anteriormente não acontecia, pelo menos tão claramente! Foi por isso, e só por isso, que, hoje, o Sr. Deputado do PS, a imprensa e a comunicação social, de modo geral, dedicam tanto tempo e tantas linhas a este assunto.