22 DE DEZEMBRO DE 2006
19
O Orador: — E o Governo tem a obrigação de o fazer… O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): — «Pôr a rolha na boca»!
O Orador: — Ó Srs. Deputados, oiçam, por um minuto, por favor!
Protestos do PSD.
Risos do CDS-PP.
Não é preciso apenas protestarem dessa forma, não se excitem! O dever do Governo é dizer se aceita ou não a demissão por forma a desenvolver os mecanismos processuais para nomear outro presidente da Entidade Reguladora.
Agora, se a Assembleia da República quer ouvir o Eng.º Jorge Vasconcelos, entendo que a Assembleia da República o deve fazer.
Vozes do PSD: — Diga isso à bancada do PS!
O Orador: — Porque, repare, ele terá um ponto de vista e se o Governo teve outro ponto de vista — e eu não conheço o seu pensamento…
Protestos do PSD.
Na minha perspectiva, o Governo agiu bem para defender aquilo que é o futuro dos consumidores portugueses no que diz respeito à electricidade e para garantir que esse aumento é razoável.
Portanto, nós não impedimos a vinda seja de quem for à Assembleia da República.
Vozes do PSD e do CDS-PP: — Ahhh!…
O Orador: — Agora, repare, Sr. Deputado,…
O Sr. Presidente: — Pode concluir, Sr. Primeiro-Ministro.
O Orador: — … o que o Sr. Deputado acha é que eu devia discutir consigo quem deve ser o futuro presidente da ERSE.
Vozes do CDS-PP: — Ah!…
O Orador: — Está muito enganado, Sr. Deputado!! Para nomear o Presidente da ERSE é preciso fazer uma coisa: candidatar-se a eleições e ganhá-las!
Vozes do PS: — Muito bem! Exactamente!
O Orador: — Porque nomeia o presidente da ERSE quem está no Governo! Essa é uma competência do Governo, que os senhores exerceram, no passado, e com total legitimidade.
Vozes do PS: — Muito bem!
O Orador: — Ou o Sr. Deputado pretende, agora, condicionar o Governo nas suas escolhas e dizer ao Governo quem deve e quem não deve nomear? Peço desculpa Sr. Deputado, mas nós não vamos repetir os erros do passado!!
Risos do PSD.
É que este Governo, em termos de nomeações, também pode dar lições, porque há uma coisa que mudou com este Governo: é que as nomeações da Administração Pública, na maior parte dos dirigentes, elas são feitas por escolha de concurso…
Risos do PSD.
… e não por escolhas políticas, que foi a regra que os senhores seguiram no passado.