O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

17 | I Série - Número: 007 | 4 de Outubro de 2007


mostram que se o défice está a baixar é porque os senhores estão a cobrar mais impostos, portanto, à custa de todos os portugueses e do crescimento económico?!

Vozes do PSD: — Muito bem!

O Sr. Miguel Frasquilho (PSD): — Porque a despesa, Sr. Ministro, a despesa corrente, as despesas com o pessoal, onde está o «monstro» da máquina do Estado, cresce muito acima daquilo que estava previsto. E o Sr. Ministro vem dizer que a execução orçamental é um sucesso?! Sr. Ministro, como um colega seu de Governo dizia na semana passada, «a execução orçamental é um processo ímpar». Ah, pois é!

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): — É!…

Protestos do PS.

O Sr. Miguel Frasquilho (PSD): — Mas é um processo ímpar pelas piores razões, Sr. Ministro.

O Sr. António Montalvão Machado (PSD): — Muito bem!

O Sr. Miguel Frasquilho (PSD): — Qualquer compêndio de política económica lhe pode explicar que esta é uma história que, no intermédio, até pode estar a dar bons resultados, mas que vai acabar, certamente, muito mal, Sr. Ministro, tal como acabou a de 2001/2002, que o senhor tão bem conhece.

Protestos do PS.

Sr. Ministro, há uma diferença enorme entre o discurso de propaganda do Governo nas mais diversas áreas e a realidade. Infelizmente, o que os portugueses sentem todos os dias é a realidade, não é a propaganda do Governo.

Aplausos do PSD.

Protestos do PS.

O Sr. Presidente: — Tem a palavra o Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares.

O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: — Sr. Presidente, Sr. Deputado Miguel Frasquilho, deixeme singularizá-lo, porque o Sr. Deputado é o único que, nestes debates, apresenta ideias de política. Insiste em que o que era preciso era fazer uma baixa imediata de impostos, a tal proposta que era irresponsável aos olhos da Dr.ª Ferreira Leite e que é irresponsável aos olhos do novo líder do PSD. Portanto, esse é um problema que eu deixo ao PSD.

Aplausos do PS.

Protestos do Deputado do PSD Miguel Frasquilho.

Sr. Deputado Paulo Portas, em primeiro lugar, é escusado berrar, que eu ouço bem.

Vozes do CDS-PP: — Oh!…

O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: — E o nível de som não aumenta a sua capacidade de argumentação, apenas demonstra o seu embaraço.

Protestos do CDS-PP.

Em segundo lugar, o Sr. Ministro da Economia defendeu aqui o Orçamento do Estado para 2007.
Noto também que nenhum grupo parlamentar alguma vez marcou, neste ano, alguma interpelação, algum debate de urgência ou algum debate de interesse sobre questões de economia.

Vozes do PS: — Bem lembrado!

O Sr. Paulo Portas (CDS-PP): — Oh!…

O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: — Noto isso!