O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

12 DE DEZEMBRO DE 2023

9

Se o Sr. Ministro soubesse o que fazer, não estava aí hoje sentado. Portanto, o Sr. Ministro fica com esta mácula no seu currículo, o Sr. Ministro comprometeu os professores.

Quantas vezes afirmou publicamente, para 10 milhões de portugueses, que a recuperação do tempo de serviço não estava em cima da mesa?!

A Sr.ª Inês Barroso (PSD): — Muito bem! A Sr.ª Sónia Ramos (PSD): — Durante meses e meses, os professores lutaram, muito bem, pelos seus

direitos. Greves, aliás, que o Sr. Ministro veio dizer que eram ilegais, só para, depois, todos os tribunais o desconsiderarem e o desmentirem.

Escolas fechadas todos os anos; 100 000 alunos, no início do ano letivo, sem professores — e, agora mesmo, ainda há 32 000 alunos sem professores. E tem o desplante de vir dizer que agora, afinal, é possível recuperar o tempo de serviço?!

Sim, o senhor diz isto. Que trambolhão é este, Sr. Ministro? Como é que justifica aos professores, aos pais, aos alunos que viram castrado o seu desempenho e tiveram perdas de aprendizagem, que agora afinal é possível ter professores e pagar a progressão na carreira e aquilo que lhes retiraram?

O Sr. Joaquim Miranda Sarmento (PSD): — Muito bem! O Sr. Nélson Brito (PS): — Quem é que a congelou?! A Sr.ª Sónia Ramos (PSD): — Como é que o Sr. Ministro e os candidatos do PS têm, agora, o descaramento

de andar a dizer que até concordam com o espírito da proposta do PSD, quando há poucos dias reprovaram tudo no Orçamento do Estado?

Vozes do PSD: — Muito bem! A Sr.ª Sónia Ramos (PSD): — É uma cambalhota eleitoralista! Estamos perante um ministro contorcionista!

O PS é um partido contorcionista! Querem agora enganar os professores só porque António Costa está de saída?

Protestos do Deputado do PS Porfírio Silva. Já vêm dar o dito pelo não dito? É absolutamente inadmissível. O Sr. Ministro andou a brincar com os portugueses, com o nosso futuro, e agora querem enganar outra vez

os professores? Não, Sr. Ministro. Em setembro, o PSD, muito antes de sonhar que o Sr. Primeiro-Ministro se ia demitir, apresentou uma proposta aos professores, uma proposta séria de recuperação do tempo de serviço.

O Sr. Joaquim Miranda Sarmento (PSD): — Exatamente! Protestos de Deputados do PS. A Sr.ª Sónia Ramos (PSD): — E é isso que vai acontecer, porque os portugueses sabem que é o PSD que

vai fazer o País recuperar. É esta a sua marca, Sr. Ministro. É que o PISA vem-nos dizer que, 50 anos após o 25 de Abril, o nosso

sistema educativo não promove a igualdade de oportunidades e não assegura aprendizagens mínimas aos alunos portugueses. E a culpa é sua, Sr. Ministro, e do seu PS.

Aplausos do PSD. O Sr. Presidente: — Para uma intervenção, em nome do Grupo Parlamentar do PCP, tem a palavra o Sr.

Deputado Alfredo Maia.