O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1518

II SÉRIE - NÚMERO 62

porém, veio a entender — se que o IPE melhor poderia responder às exigências de uma gestão empresarial que, naturalmente, terá de adoptar — se.

Na sociedade holding, porém, onde todos os diferendos entre sócios virão a ser resolvidos (pois a holding funcionará, de certo modo, como instância arbitral para interpretação dos contratos entre os sócios e garantia do cumprimento das obrigações recíprocas), a Renault insistiu em se associar directamente com o Estado, o que se afigurou razoável e está, pois, previsto.

1.2 - Em que percentagens o subscrevem.

As percentagens serão indicadas a propósito do ponto 2.

De momento estão previstas as seguintes sociedades:

Sociedade holding; Sociedade de montagem; Sociedade de mecânica; Sociedade comercial.

Admite-se, contudo, que venha a adoptar — se diferente estrutura empresarial, integrando numa única sociedade as actividades de mecânica, montagem e comercial, criando uma sociedade de gestão, mantendo a sociedade de compras já criada, etc.

Na fase de estudo do projecto entendeu-se indispensável considerar para a mecânica, montagem e actividade comercial três unidades separadas, para permitir uma mais cuidada análise da rentabilidade, viabilidade e perspectivas futuras de cada uma dessas actividades.

2 - Qual o número de sociedades que integram o projecto.

2.1 — Qual o capital social de cada uma das sociedades.

Repartição do capital

Preços correntes

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

O capital da holding será o necessário para a sua participação no capital das outras sociedades.

2.2 — Qual a percentagem de capital social subscrito pela Régie Renault.

As percentagens estão indicadas no quadro acima.

Na holding, o Estado e a RNUR participarão cada um com 50%.

Admite-se que a posição do IPE possa reduzir-se se as entidades privadas portuguesas se interessarem pela subscrição do capital.

3 - Cópia integral do contrato firmado.

Não há contrato firmado nem se pode dizer que haja condições acordadas.

Na verdade, o contrato constituirá um todo, no qual cada uma das condições poderá influenciar as outras.

Só poderá, pois, dizer-se que há condições acordadas quando se chegar a acordo sobre o contrato no seu todo.

4 — Quais as previsões do mercado automóvel nacional subjacentes ao contrato.

Na análise do projecto foram admitidas as seguintes previsões:

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Admite-se que estas previsões sejam demasiado pessimistas, pois, na verdade, parece que as reduções substanciais verificadas nas vendas dos últimos anos levam a um envelhecimento geral do parque de viaturas, que determinará um consequente aumento dos custos de reparação e peças de reserva, assim como a redução da segurança e, portanto, elevados custos sociais.

Este facto, aliado à nova política preconizada para o sector e já iniciada em 1977, irá certamente determinar uma recuperação do mesmo sector, que conduzirá a uma evolução possivelmente mais favorável do que a prevista.

Aliás, na análise do projecto não se deixaram de simular várias situações, como é hábito neste tipo de análises e decisões.