O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3000

II SÉRIE - NÚMERO 90

Entre outros, é de salientar o relatório apresentado pelo subgrupo de indústria do grupo de trabalho n.° 6 — Cova da Beira— sob o título «Reorganização de indústria de lanifícios e criação de novas indústrias na Cova da Beira».

Ultimamente, financiado pelo Banco Mundial, foi realizada pela Werner a reconversão do sector têxtil.

4 — Mas sobre estes estudos ainda não foram tomadas quaisquer soluções.

E o não aproveitamento das outras potencialidades da região agrava a situação, o coro das lamentações aumenta e o desânimo generaliza-se e entristece o ambiente em que se vive.

Toda esta situação me levou a fazer uma série de requerimentos, em que procuro levantar questões que afectam a população desta zona.

Nestes termos, ao abrigo das disposições regimentais aplicáveis, requeiro ao Ministério da Indústria e Energia as seguintes informações:

1) Quais os últimos estudos que foram feitos

sobre a reconversão da indústria de lanifícios & quais as perspectivas pera ela, a curto e médio prazos, à luz da integração na CEE?

2) Quais das empresas são consideradas de via-

bilidade económica na presente conjuntura?

3) Quais as conclusões dos estudos sobre o sector

pela Werner Management Consultants?

4) Atendendo à relevância e à especial vocação

da reigão da Covilhã para a indústria de lanifícios, que alternativas equaciona o Governo para a sua solução, de forma a não agravar ainda mais os desequilíbrios inter-regionais?

5) O envio de cópias dos disponíveis estudos e

seus intervenientes.

Palácio de S. Bento, 29 de Junho de 1981.— A Deputada do CDS, Isilda Barata.

Requerimento

Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República:

Continuando sem resposta as perguntas (11 em 26 de Maio e mais 8 em 8 de Junho) que o Grupo Parlamentar do PCP formulou ao Ministério da Administração Interna relativas à actuação dos corpos da polícia nos graves incidentes verificados no Estádio da Luz no dia 24 de Maio, surgiram, entretanto, diferentes versões quanto ao registo fílmico por parte da RTP dos referidos acontecimentos.

Assim, enquanto o MAI, em comunicado, afirma haver um filme da RTP sobre os acontecimentos, afirmações corroboradas pelo Sr. Deputado do PSD Moura Guedes na sessão da Assembleia da República do dia 17 de Junho de 1981, a RTP declara não haver qualquer registo fílmico dos incidentes: em primeiro lugar peia voz de um jornalista do Telejornal, no dia 26 de Maio, e posteriormente em declarações do Sr. Proença de Carvalho, presidente do respectivo conselho de gerência, transcritas no semanário O Jornal de 26 de Junho de 1981, de que se anexa cópia.

Esta dualidade de versões sobre o assunto em causa exige um claro esclarecimento para que sobre ele não subsistam dúvidas.

Nestes termos, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, os deputados abaixo assinados, do Grupo Parlamentar do PCP, requerem:

a) Ao Sr. Ministro da Administração Interna

a marcação urgente de uma data para visionamento do filme sobre os incidentes verificados no dia 24 de Maio no Estádio da Luz, a que o MAI alude no comunicado emitido sobre os referidos incidentes;

b) Ao presidente do conselho de gerência da RTP

uma informação completa sobre:

1) Existência ou não de filme da RTP

sobre os incidentes no Estádio da Luz;

2) Em caso afirmativo, qual a razão por

que o referido filme não foi para o ar no Telejornal, para completo esclarecimento dos telespectadores?

Assembleia da República, 29 de Junho de 1981. — Os Deputados do PCP: Jorge Lemos — Jerónimo de Sousa.

Cópia de um recorte de «O Jornal" de 26 de Junho de 1981

Proença de Carvalho garante que a RTP não tem filme da Luz

«Não tem qualquer fundamento e nem sei como o Sr. Deputado pôde afirmar aquilo, a não ser que haja alguém que saiba mais do que eu», diria a O Jornal o Dr. Proença de Carvalho, presidente da RTP, a propósito de declarações anteontem proferidas na AR pelo líder parlamentar do PSD, Moura Guedes.

Segundo aquele deputado do PSD, a televisão teria, afinal, em sua posse o filme dos incidentes ocorridos no Estádio da Luz, durante o jogo Benfica-Vitória de Setúbal, em que a PSP e a Polícia de Intervenção carregaram sobre a multidão que ali se encontrava, provocando dezenas de feridos.

Requerimento

Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República:

Desde Abril que os trabalhadores da Empresa Cerâmica de Vila Real não recebem o salário a que têm direito pelo trabalho que realizam. Tem vindo a entidade patronal a alegar falta de condições económicas para o pagamento dos respectivos salários. Mas a verdade é que a mercadoria tem sido vendida, mas os trabalhadores é que não vêem ser cumpridos os deveres que a entidade patronal tem para com eles.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais, requeiro ao Ministério do Trabalho as seguintes informações:

Tomou já esse Ministério medidas para que sejam pagos aos trabalhadores os salários que lhes são devidos?