O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1202

II SÉRIE — NÚMERO 43

mental. A primeira compreende as emissões destinadas à cobertura do défice orçamental e ao financiamento de despesas de investimento ou outras e, em geral, todos os empréstimos cujo produto é susceptível 3e ser inscrito como receita orçamental não efectiva; a segunda abrange as emissões decorrentes do endividamento do Estado que não é determinado por operações orçamentais, e em que se salientam os títulos emitidos por motivo das nacionalizações e expropriações e a dívida respeitante ao empreendimento de Ca-bora Bassa.

QUADRO XVIII Divida pública directa

(Milhares de contos)

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Fonte: Dirccçãc-Geral do Tesouro.

Para o endividamento efectivo ocorrido no período 1974-1982 as emissões destinadas a aplicação por via orçamental concorreram com 880,5 milhões de contos, ou seja, 83,5 % do total.

Este aumento resultou, na sua maior parte, dos empréstimos colocados no Banco de Portugal para o financiamento do défice orçamental (411,3 milhões de contos). Também os empréstimos contraídos no mercado financeiro internacional até final de 1982 atingiram um montante considerável (190,3 milhões de contos).

O aumento da dívida de natureza extra-orçamental emitida durante o período em referência, que atingiu 174,1 milhões de contos, explica-se em grande parte pelas emissões de títulos respeitantes a nacionalizações e expropriações (98,3 milhões de contos).

Por outro lado, importa referir os empréstimos contraídos em várias moedas estrangeiras, ao longo dos últimos anos, com finalidades específicas junto de entidades estrangeiras e organismos internacionais, de entre os quais são de salientar os concedidos pelo Fundo de Reinstalação do Conselho da Europa, pela instituição financeira alemã Kreditanstalt für Wieder-aufbau, por organismos públicos dos Estados Unidos (Comodity Credit Corporation Agency for International Development) e pelo Banco Europeu de Investimentos.

47 — No quadro xix apresenta-se, em linhas gerais, a composição da dívida pública directa e garantida, bem como a sua evolução em período mais recente.

No corrente ano, até 31 de Agosto, a dívida pública directa total registou um acréscimo de 140,9 milhões de contos, para o que concorreu essencialmente o aumento da dívida externa (122,9 milhões de contos) resultante do empréstimo de 300 milhões de dólares contraído em Junho no mercado financeiro internacional, nos termos do Decreto-Lei n.° 236-A/83, de 6 de Junho, bem como de vários concedidos pelo Fundo de Reinstalação do Conselho da Europa.

QUADRO XIX Composição da dívida gtúhKsa (Mllharoo (to eggrtco)

"VER DIÁRIO ORIGINAL"